Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

12 engenhocas para economizar água

por Larissa Fereguetti | 09/03/2015
Copiado!

Como engenheiros/futuros engenheiros, uma de nossas funções básicas é a de inventar recursos técnicos que vão facilitar, melhorar ou resolver a vida das pessoas. A falta de água está aterrorizando os brasileiros e, ao mesmo tempo, criando uma oportunidade para que coloquemos nossas engrenagens a todo vapor para criar engenhocas que ajudem na redução do consumo e no aproveitamento de água. Se você acha que já viu de tudo, aqui vai uma lista de algumas invenções criadas para economizar água que vão te deixar impressionado.

Fonte: lifescience.com

Fonte: lifescience.com



Leia também: Sistema simples promete reaproveitar até 95% da água do chuveiro 


1. Máquina de lavar roupa que economiza até 90% de água

Xeros é o nome dado à máquina de lavar criada por pesquisadores britânicos e que utiliza pedaços de um polímero especial capaz de absorver sujeira e odores. Os pedaços de polímero podem ser reciclados por várias lavagens antes do descarte dos mesmos e poupam até 90% de água. Imagine quanta água seria economizada! Ficou curioso? O site da Xeros possui um contador de quanta água seria economizada desde 2013 se as lavanderias dos EUA estivessem usando a máquina.

Fonte: dailymail.co.uk

Fonte: dailymail.co.uk


2. Vaso sanitário com máquina de lavar acoplada

Se você não foi com a cara da Xeros, não se preocupe, ainda pode reaproveitar a água da máquina de lavar com a WashUp.  Ao lavar a roupa, a água é armazena e depois utilizada na descarga. Além disso, ela ainda é ideal para pequenos apartamentos, economizando espaço.

Fonte: catracalivre.com.br

Fonte: catracalivre.com.br


3. Máquina de lavar acoplada ao chuveiro

As máquinas de lavar estão famosas entre as novas invenções. O Washit permite que você tome seu banho e coloque suas roupas para lavar ao mesmo tempo, reutilizando a água. Ele contém filtração tripla, bombas, aquecedor de água e outros elementos que permitem seu funcionamento.

Fonte: treehugger.com

Fonte: treehugger.com


4. Pia móvel

A Hughie Sink é a pia que permite que você transporte a água que usou para lavar vegetais, por exemplo, até o jardim para regar as plantas ou a água com detergente para lavar o carro ou o quintal. Ela possui alças laterais e basta tirar o tampão do fundo para liberar a água.

Fonte: ecofriend.com

Fonte: ecofriend.com


5. Pia natural

Muito simples, este modelo de pia utiliza a água desperdiçada para molhar uma planta ou um jardim, além de decorar o ambiente. A água utilizada para lavar as mãos é direcionada para as plantas e a pia é projetada de maneira que elas não recebam sabão.

Fonte: revoada.net

Fonte: revoada.net


Leia também: Engenheiro Brasileiro cria máquina que “fabrica” água


6. Guarda-chuva filtrante

O Filterbrella é um guarda-chuva com cobertura de plástico e um filtro de carvão no cabo que filtra a água da chuva e direciona para uma garrafa, proporcionado ao usuário uma garrafa de água filtrada e grátis a sua disposição.

Fonte: designindaba.com

Fonte: designindaba.com


7. Mictório com pia

Consiste em uma pia cuja a água é utilizada para a descarga do mictório, que fica abaixo dela. Simples e econômico.

Fonte: ecodesenvolvimento.org

Fonte: ecodesenvolvimento.org


8. Biochuveiro

Complexo, o biochuveiro possui um sistema de tratamento da água do banho através de plantas, semelhante a um wetland utilizado para tratar águas cinzas. Os diferentes tipos de planta servem para diferentes tipos de filtração, finalizando com um filtro de carbono para certificar o processo que permite o reuso da água.

Fonte: designbuzz.com

Fonte: designbuzz.com


9. Vaso duplo

Com simplicidade, o Keep2Green permite que a água excedente em um vaso de planta seja aproveitada para regar uma gramínea, por exemplo, localizada logo abaixo do vaso. Ele também acaba com os famosos pratinhos que são grandes focos do mosquito da dengue.

Fonte: iniwidea.com

Fonte: iniwidea.com


10. Reciclando água da banheira

O Ban Beater consiste em um sifão que suga a água da banheira ou de outro espaço e armazena para utilizar na lavagem de carros, no jardim ou em outras tarefas.

Fonte: treehugger.com

Fonte: treehugger.com


11. Chuveiro ecológico

Todo mundo conhece aquela velha história de que o chuveiro é um ótimo lugar para refletir sobre a vida ou cantar, mas esses atos levam a um consumo exagerado de água e energia. O chuveiro Eco Drop possui círculos no piso que vão subir e forçar o usuário a sair do banho quando este é demorado demais. Quanto mais os círculos molham, mais eles se elevam.

Fonte: ecofeedback.ca

Fonte: ecofeedback.ca


12. Sistema três em um

Composto por três dispositivos que vão te fazer economizar água:

  • REFRESH-N-REMIND shower monitor: dispositivo que exibe a quantidade de água que você utilizou no banho anterior e a quantidade utilizada no banho atual. Perfeito para criar competições e bolões de apostas para ver quem gasta menos.
Fonte: yankodesign.com

Fonte: yankodesign.com

  • REDUCE-YOUR-USE mat: consiste em um tapete que, quando você se aproxima do chuveiro, a água é liberada em, quando se afasta, o fluxo é interrompido. Ótimo para quando seu chuveiro dá choque e você tem preguiça de pegar a toalha para fechar enquanto ensaboa.
Fonte: yankodesign.com

Fonte: yankodesign.com

  • RELAX-N-REUSE seat: é um banquinho para aqueles que gostam de sentar enquanto tomam banho. A água passa por aberturas e abastece galões de armazenamento que ficam no interior do banquinho, permitindo que você reutilize a água posteriormente. Viva a preguiça!

Fonte: better-design-india.blogspot.com

Fonte: better-design-india.blogspot.com


 
Referências: Xeros CleaningHughie Sink Jun Yasumoto Yanko DesignRevoada .
 

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários