Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Semáforo no chão é criado para distraídos com celular

por Fabio Doom | 12/05/2016
Copiado!

Com certeza você já presenciou e até se encaixa no grupo de pessoas que andam nas ruas tão entretidas mexendo no celular que esquecem o que acontece ao redor. É aí que podem acontecer roubos, tropeços e até acidentes graves.
Depois de constatar que muitos distraídos estavam quase sendo atropelados por atravessar a rua enquanto mexem no smartphone, a cidade alemã Augsburg decidiu ir além e criou um semáforo no chão que pisca frequentemente e avisa o pedestre quando ele deve ou não avançar.
Segundo os desenvolvedores, o sistema de luzes no solo é muito mais eficiente que o tradicional, já que os ‘zumbis digitais’ estão olhando sempre para baixo. Embora a ideia seja considerada criativa e inovadora, surgiu após um episódio triste que ocorreu na cidade de Munique, quando uma garota de 15 anos morreu atropelada depois de atravessar a rua mexendo no aparelho.
semaforo no chão blog da engenharia

+ Semáforo no chão: uma boa ideia?

Mas, se para a porta-voz Stephanie Lermen o semáforo no chão ‘cria um novo nível de atenção’, para alguns moradores esse projeto é puro desperdício de dinheiro público. Muitos revelam aos canais de comunicação locais que é difícil notar o sistema e que não faz diferença nenhuma para acabar com os acidentes.
Boa ou ruim, essa alternativa é baseada também em uma estatística alarmante na Europa: cerca de 20% da população anda nas ruas distraída com o celular, sem prestar atenção no que ocorre a sua volta. Já nos Estados Unidos, o número é ainda mais surpreendente: 1 a cada 3 norte-americanos é considerado um zumbi digital, ainda mais quando se trata de redes sociais.
semaforo no chão alemanha blog da engenharia
E você? Também é um desses que ‘esquece da vida’ enquanto mexe no smartphone na rua? Aqui no Brasil não é difícil encontrar pessoas distraídas checando todas as notificações que recebe… Por isso, nossa dica é abandonar esse mau hábito, assim você não atrapalha a vida dos outros e fica muito mais seguro! 🙂
Para entender melhor como funciona o semáforo no chão em Augsburg, veja o vídeo abaixo (está em alemão, mas dá para ter uma ideia do projeto).

Copiado!

Comentários