Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

12 dicas para você ser melhor nas coisas que faz | Lista 360

por Eduardo Slabocicor Cavalcanti | 26/03/2014

Montamos uma lista especial com dicas que vão te orientar, como pessoa e profissional, em como realizar as suas tarefas de forma mais bem sucedida!

Para que você possa ser melhor nas coisas que faz, existem alguns pontos que são fundamentais e básicos a seguir: Força de vontade, determinação, iniciativa e liderança! Ah, mas esse pontos são fundamentais para qualquer coisa que eu faça? A resposta é sim! Por isso, montei esta lista com 12 dicas especiais!

Se você quer ser bom, seja bom de verdade! Não basta querer ser bom, mas não ter determinação e não tomar iniciativa. Liderança? Sim, se você quer ser bom em algo, deve se desenvolver como um líder, para que pessoas comuns possam olhar para você e seguir o seu caminho (se você tiver sucesso, é claro).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Abaixo irei separar alguns pontos que creio se fundamentais para que você possa se tornar melhor em tudo o que faz!

Lista de dicas

Screen Shot 2014-03-27 at 3.13.12 PM

1. Motivação

Sim, para fazer algo bem feito você deve estar em primeiro lugar motivado com aquilo, independente do que seja. Motivação deve vir de dentro de você. Mas caso não consiga se “auto-motivar”, deve buscar fontes de motivação dentro daquilo que você faz.

2. Crença

O item dois da lista de dicas é que você deve crer plenamente naquilo em que está trabalhando, seja um trabalho independente ou um trabalho desenvolvido para uma empresa. Acredito que a crença representa 90% de um bom trabalho. Caso você faça algo em que não acredita, desista, pois se nem você acredita no potencial do projeto, não irá dar certo.

3. Aprendizado

Para que você se torne uma pessoa melhor, em todos os sentidos, deve praticar o hábito da leitura, lendo livros que venham agregar muito em seus conhecimentos. Livros geralmente são escritos por pessoas que já tem muita experiência na área de atuação. Sendo assim, através da leitura dessas obras, você absorverá muitas coisas boas as quais levará pelo resto de suas vidas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Particularmente falando, eu nunca gostei nem tive o hábito de ler, porém quando eu li o primeiro livro que fez um pouco de sentido na minha vida pessoal e profissional, percebi que leitura é a base de tudo. E além do que, livros também nos ajudam muito com a auto-motivação. Ah, e além de livros, leia também jornais e revistas que sejam relacionados aos temas com os quais você quer se desenvolver. Esteja sempre antenado nas últimas notícias globais sobre economia, finanças, engenharia, desenvolvimento de projetos entre outros.

4. Organização

Você deverá se organizar para poder fazer algo bem feito, deverá saber exatamente o que irá fazer no dia seguinte, na semana que vem, antes mesmo de realizar. Assim você poderá otimizar o seu tempo e o seu rendimento. Leia seus e-mails e responda os que são urgentes o quanto antes, organize-os em pastas para que possa encontrá-los sempre que precisar. E, por fim, organize também o seu computador e/ou suas tarefas em pastas, buscando otimizar o seu trabalho.

5. Foco

O item cinco desta lista de dicas é pare de tentar fazer diversas coisas ao mesmo tempo. Começou um job? Termine!

Um estudo realizado por alguns pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos mostrou que os profissionais que são multitarefa ao extremo não conseguem manter o mesmo nível de atenção, qualidade e rendimento do que aqueles que mantêm um ritmo equilibrado de trabalho. Demorei cerca de 2 anos para conseguir acalmar e focar nos jobs em que estava trabalhando. Depois disso, meus trabalhos e projetos começaram a fluir mil vezes melhor.

Evolua

6. Atenção

Procure prestar atenção em pessoas que desenvolvem o mesmo tipo de trabalho que o seu de forma correta e bem sucedida. Copie as coisas que eles fazem adaptando-as ao seu dia dia, ao seu ritmo de trabalho. Eles com certeza são líderes do segmento e provavelmente já cometeram os mesmos erros que você está cometendo atualmente.

7. Networking

Nesta lista de dicas, o item sete é desenvolva um círculo de relacionamentos bem grande – o tal networking. Procure eliminar a sua timidez e conversar com o maior número de pessoas possíveis e trocar o seu contato com eles. Mesmo durante a faculdade, isso já é muito importante, pois sempre que você precisar de algo em específico, provavelmente se lembrará de alguém que tem grande habilidade naquele ramo, e poderá contatá-lo para poderem desenvolver algo juntos, ou então, para conseguir algumas dicas sobre o tema com a pessoa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

8. Pontualidade Britânica

Sim, os britânicos são sempre muito pontuais. Tive a oportunidade de morar na Inglaterra e pude observar que todos na Europa são muito pontuais. Pudemos perceber que os trens lá na Europa geralmente tem horários de partida quebrados, por exemplo 08:57, e ninguém costuma se atrasar. Se você marcou um compromisso as 09:00AM, procure sair em um horário o qual você saiba que não irá se atrasar, isso já contando com possíveis imprevistos, como trânsito e etc.

9. Descanso

O descanso é essencial! Você precisa passar um tempo por semana descansando, passeando, seja com a família, com amigos, ou com pessoas que te fazem se sentir bem. Neste dia de descanso, procure não pensar em trabalho, para que a sua mente descanse, e assim, sendo possível com que você consiga garantir inspiração para ser um profissional cada vez melhor.

10. Preparação

Antes de uma reunião, apresentação ou entrega de resultados, procure preparar-se para estar completamente seguro do assunto em que irá tratar. Estude sempre muito bem o assunto que irá ser abordado durante o seu compromisso, e esteja preparado para responder até mesmo as piores e mais difíceis perguntas que possam vir a surgir durante o seu compromisso.

11. Humildade

A maioria dos conselhos e dicas sobre carreira em que vimos diariamente na Internet, costuma focar-se completamente no individualismo e na autopromoção. Entretanto, a humildade é um ponto essencial não apenas para que você possa ser realmente bem sucedido, mas também para que você seja uma pessoa cada vez melhor.

12. Positividade

Por último, nesta lista de dicas, procure sempre ver tudo pelo lado positivo. Lembre-se: tudo que você faz volta em dobro para você! Ações positivas geram resultados positivos!

Veja Também: 4 estratégias para aumentar a produtividade no trabalho

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Slabocicor Cavalcanti

Empresário, empreendedor e alucinado por conhecimento, escreve para a internet desde 2008 e tem paixão por consumir informação e descobrir coisas. Formado em Engenharia Civil porém atua diretamente com diversas áreas da engenharia, e cursa MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios.