Os especialistas advertem: várias tecnologias - muitas delas ligadas totalmente às engenharias - devem começar, em breve, a causar grandes transformações em nossas vidas! Os impactos nos setores de indústria, comércio e serviços serão facilmente percebidos; transformações cujo processo já iniciou e deve perdurar por tempo indeterminado. Quer ficar por dentro dessa revolução? Então, acompanhe o texto a seguir!
As 7 tecnologias mais relevantes em 2022
A lista a seguir foi elaborada por líderes globais - especialistas em tendência - e divulgada no site Sputnik Brasil. Inclusive, na oportunidade, eles enfatizaram que esses elementos tecnológicos, de algum modo, estão presentes na nossa vida, sobretudo quando se trata de atividades vinculadas à transformação digital. Confira!
1. IA
Para começar, os especialistas citaram a Inteligência Artificial (IA) como parte do repertório de ferramentas de diversos setores da economia, incluindo da Medicina. Com essa tecnologia, seria possível realizar análises de grande quantidade de informações via sistemas automatizados.
Veja Também:
Médicos-robôs: Nova Zelândia se prepara para a IA na medicina
A Inteligência Artificial ao alcance das mãos: exemplos no nosso cotidiano e nas engenharias
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
2. Machine Learning
Esse termo, 'Machine Learning', se refere a capacidade das máquinas de coletar dados por meio de algoritmos, que permitem a realização de análises muito mais precisas. Por exemplo, uma máquina que poderia substituir um médico - ou examinador humano -, identificando, por meio de exame de imagem, o problema de um paciente com precisão.
3. Computação de Nuvem
Dados coletados em dezenas de operações podem ser, agora, sob demanda, devidamente armazenados, se valendo da capacidade da computação, só que sem o gerenciamento ativo direto do utilizador. E esses mesmos dados são disponibilizados para muitos e em tempo real, via Internet.
4. 5G
Isso não diz respeito apenas a uma Internet mais rápida, mas no aumento de velocidade de transmissão de dados por conta de uma melhora de latência na rede ou tempo de reação. Voltando àquele paciente analisado por Machine Learning, ele poderia ser operado por um robô comandado à distância por um médico especialista. Mas é claro que seria essencial que os comandos dos movimentos do cirurgião chegassem instantaneamente, de forma eficiente e segura ao seu destino.
5. Robótica
Agora, falamos das tecnologias associadas a concepção e construção de robôs. E é claro que, nesse quesito, não podemos nos esquecer dos braços robóticos, como o que o próprio médico teria usado no tópico anterior.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
6. Internet das Coisas
A Internet das Coisas nada mais é do que a interconexão digital de objetos com a Internet, seja dentro de casa, em um canteiro de obras e em muitos outros lugares. E a tecnologia das redes de 5G vai possibilitar que isso faça cada vez mais parte do nosso cotidiano, pode apostar!
7. Blockchain
Por fim, os especialistas lembram do sistema tecnológico que permite hoje rastrear o envio e o recebimento de informação pela Internet. As informações são armazenadas em blocos, recebem uma impressão digital chamada de 'hash' e são interligadas em um conjunto em ordem cronológica, formando uma linha contínua de blocos. Aliás, isso tudo explica o termo 'Blockchain'!
Outros destaques deste ano
8. Microeletrônica
9. Serviços de Teleconferências
10. Impressão tridimensional
Veja Também: Medicina e Engenharia se juntam na criação de protótipo para pacientes cardíacos
11. Baterias para eletrificação automotiva
Está enganado quem pensa que o progresso científico e tecnológico pode ser detido e, assim, tentar nadar contra a maré. Essas novas tecnologias já trazem muitas vantagens, melhorias e avanços para nossas vidas e trabalhos; contudo, também desafios.
Conforme os especialistas, a parcela da sociedade substituída por esses facilitadores não é a mesma beneficiada pelos mesmos. Além disso, muitos empregos podem ser destruídos em breve. E para que ninguém saia prejudicado, é preciso combater a 'assimetria educacional', ou seja, batalhar para a formação contínua de profissionais para essa nova realidade, que é inexorável!
Fontes: Sputinik News.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.