Arquitetura

Os 10 arranha-céus mais altos do Brasil: onde estão e o que oferecem

{{post.author.node.name}}

Por: Simone Tagliani | Em: | Atualizado: 11 meses atrás | 1 min de leitura

Imagem reproduzida de PR Consultor Executivo

Compartilhe »

Você sabe quais são os arranha-céus mais altos do Brasil? Será que eles estariam na Capital Federal? Bom, que nada! Longe disso! Segundo a Emporis GmbH, empresa de mineração de dados sobre imóveis com sede em Frankfurt am Main, Alemanha, o Brasil possui os maiores arranha-céus em cinco cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Recife e Balneário Camboriú. Inclusive, estas cinco cidades estariam entre as cem com maior quantidade de arranha-céus do mundo. Sabia disso?

A saber, o primeiro edifício de grande porte construído no Brasil foi o Sampaio Moreira, em São Paulo, no ano de 1924. Também são construções emblemáticas da Engenharia e Arquitetura Brasileira os edifícios A Noite, no Rio, e Martinelli, em São Paulo. Ah! E caso você esteja se perguntando "Que tipo de prédio é considerado arranha-céu?", te respondemos: somente aqueles com mais de 150 metros de altura.

1. One Tower (290 m)

Começando esta lista dos arranha-céus mais altos do Brasil com este belo exemplar de Balneário Camboriú, Santa Catarina. Ele foi recém lançado, com conclusão em 2022. E até agora é considerado o maior prédio do Brasil e o segundo mais alto da América do Sul.

arranha céu brasileiro
Imagem reproduzida de BC Notícias

2. Yachthouse Residence Club (281 m)

Este é um complexo residencial com duas torres, as lindas gêmeas, também Balneário Camboriú. Ele foi lançado em 2021 pelo Grupo Pasqualotto & GT, com design do escritório Pininfarina. Vale destacar que sua construção empregou 600 trabalhadores. Também foram usados 87 mil m³ de concreto, empregando a técnica outrigger. E, dentro, foram instalados 22 elevadores.

arranha céu brasileiro
Imagem reproduzida de LUXHABITAT Negócios Imobiliários

3. Infinity Coast Tower (234 m)

Mais um espetacular exemplar de Camboriú e dos arranha-céus mais altos do Brasil. Concluído em 2019, chegou a ser o prédio mais alto do Brasil por um ano. Mesmo assim, é um dos mais altos da América Latina. E olha que interessante, os construtores afirmaram nas mídias que jamais tiveram a intenção de atingir tais marcas.

arranha céu brasileiro
Imagem reproduzida de ArchDaily

Veja Também: Quais foram as primeiras estruturas de engenharia de arranha-céus da história?

4. Complexo Orion (181 m)

Este prédio, de 124,7 mil m², do ano de 2018 e endereço de instituições, como o Museu Médico, também empregou muita gente, cerca de 550 trabalhadores. Ele pode até não ser o mais alto do Brasil, mas é bem alto, sim, podendo ser visto de vários pontos de Goiânia em um raio de aproximadamente 10 km.

arranha céu brasileiro
Imagem reproduzida de MKZ Arquitetura

5. Epic Tower (190 m)

Voltamos ao Balneário Camboriú para apresentar outro arranha-céu, este inaugurado em 2016. Ele oferece vistas panorâmicas da praia e conta com apartamentos residenciais e uma área comercial repleta de lojas, restaurantes e serviços. Sua fachada curva e moderna com tons de azul e branco se destaca na paisagem litorânea. É um empreendimento dentre os arranha-céus mais altos do Brasil voltado para quem busca conforto, lazer e o glamour da vida à beira-mar.

arranha céu brasileiro
Imagem reproduzida de Alex Tramontina Corretor de Imóveis - Oficina3D

6. Tour Geneve (183 m)

Este arranha-céu - residencial, empresarial e comercial - é do bairro de Altiplano, em João Pessoa, na Paraíba. E ele é o prédio mais alto da região Nordeste do Brasil, com vista deslumbrante para o mar e também para o seu próprio paisagismo ao redor. O destaque do seu projeto, de 2018, é a cisterna de reaproveitamento de 300 mil litros d'água, com direito a peixes decorativos, paredes vegetais e muitas áreas verdes. Um símbolo de conforto, bem-estar e sustentabilidade!

arranha céu brasileiro
Imagem reproduzida de Paraíba hoje

Veja Também: As 14 Maiores Obras de Engenharia do Mundo

7. Doha Tower (179 m)

O empreendimento Doha Tower, localizado em Itapema, Santa Catarina, é um arranha-céu de 21 andares e 179 metros de altura. O edifício foi concluído em 2023 e conta com 42 apartamentos de 4 suítes. A fachada do edifício é composta de ACM, brise e revestimento cimentício. O empreendimento também conta com uma ampla área de lazer , com piscina, spa, academia, playground e outros.

arranha-céu Itapema
Imagem divulgação Seger via ND Mais

8. Millennium Palace (177 m)

Agora, um prédio de apartamento de BC do ano de 2014, que também já foi o maior arranha-céu do Brasil. Ele está localizado bem pertinho da praia e tem quase o dobro da altura dos prédios vizinhos. Já discutimos no Engenharia 360 sobre essa questão do conflito na paisagem urbana no Balneário; veja a seguir: Balneário Camboriú: patrimônio histórico perde para arranha-céus de luxo

arranha céu brasileiro
Imagem de Jair Prandi reproduzida de Wikipédia -
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Millennium_Palace_
Balne%C3%A1rio_Cambori%C3%BA.JPG

9. Kingdom Park Vaca Brava (175 m)

O Kingdom Park Vaca Brava, em Goiânia, Goiás, tem uma engenharia projetada para suportar ventos de até 150 km/h e terremotos de magnitude 6. A estrutura do prédio é composta de concreto armado, e conta com um sistema de pilares e vigas para suportar o peso da estrutural total.

arranha céu brasileiro
Imagem reproduzida de kingdom park vaca brava

10. Splendia Tower (175 m)

Localizado no centro de Balneário Camboriú, Santa Catarina, o prédio foi concluído em 2019 e conta com 220 apartamentos de 3 e 4 suítes. Sua fachada é composta de vidro, alumínio e concreto. E o empreendimento também conta com uma área de lazer de 1.600 m², com piscina, spa, academia, playground e outros.

arranha céu brasileiro
Imagem reproduzida de New Imóveis

Outros exemplares de arranha-céus mais altos do Brasil

Concórdia Corporate

Nossa lista dos arranha-céus mais altos do Brasil ainda não terminou! Inaugurado em 2017, o Concórdia pertence à incorporadora americana Tishman Speyer e à Construtora Caparaó, está localizado no bairro Vila da Serra, em Nova Lima, Minas Gerais. Detalhe: é a maior construção de edificação metálica do país; o segundo prédio comercial mais alto do país; e o mais alto da região Sudeste. Um projeto pré-certificado para receber o selo de sustentabilidade LEED Gold.

arranha-céus mais altos do Brasil
Imagem reproduzida de Tishman Speyer

Platina 220

De 2022, o Platina 220 é um arranha-céu de uso misto localizado no bairro do Tatuapé, em São Paulo. Um ano antes, quando o seu 50º andar foi concluído, a 172 metros, a construção já se tornou o arranha-céu mais alto de São Paulo - dois metros mais alto que o Mirante do Vale, que permaneceu na posição por mais de cinquenta anos. E precisamos destacar que a 2 km está o Figueira Altos do Tatuapé, o maior residencial e o terceiro prédio mais alto da cidade. A saber, ele também tem selo de sustentabilidade!

arranha céu brasileiro
Imagem reproduzida de O Globo

Condomínio Edifício Mirante do Vale (170 m)

Para finalizar esta lista dos arranha-céus mais altos do Brasil, gostaríamos de citar um prédio dos anos de 1960, cujo nome fantasia é Edifício W. Zarzur. Este arranha-céu está localizado em São Paulo também. Ele foi o maior do país e o 18º da América do Sul por quase meio século, só superado em 2014. Um projeto do arquiteto Waldomiro Zarzur.

arranha céu brasileiro
Imagem reproduzida de Refúgios Urbanos - Imobiliaria em São Paulo

Observação: Em julho de 2023, saiu a confirmação de que Balneário Camboriú, em Santa Catarina, tem 7 dos 10 arranha-céus mais altos do Brasil, impulsionados pelo turismo e investimentos imobiliários devido ao tamanho limitado da cidade. No momento, o One Tower continua sendo o mais alto.

Veja Também:


Fontes: Wikipédia.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO