Engenharia 360

As 14 Maiores Obras de Engenharia do Mundo

Engenharia 360
por Redação 360
| 28/11/2023 | Atualizado em 10/12/2023 6 min
Imagem de binisystems em Wikipédia

As 14 Maiores Obras de Engenharia do Mundo

por Redação 360 | 28/11/2023 | Atualizado em 10/12/2023
Imagem de binisystems em Wikipédia
Engenharia 360

O Engenharia 360 traz para este texto uma lista das maiores obras de Engenharia do Mundo. Esses projetos desafiaram limites pré-estabelecidos, redefinindo o cenário global. Eles servem de inspiração, provando como a humanidade é capaz de superar barreiras agregando conhecimentos.

Alguns desses exemplares são monumentais e classificados por especialistas como ícones da modernidade, retrato perfeito do constante movimento e evolução das tecnologias. Enquanto olhamos para feitos anteriores, podemos ainda admirar as maravilhas que emergem, que impactam economias, culturas e meio ambiente, moldando nosso presente e futuro. Confira os exemplos selecionados a seguir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

1. Projeto Jeddah Tower (Arábia Saudita)

Essa é considerada atualmente como a mais alta estrutura do mundo (em construção), desafiando os limites da Engenharia. Sua obra, em Gidá, classificada como neo-futurista, iniciou em 2013. Quando concluída deve atingir a marca de 1 km (um quilômetro). Para isso, estão sendo usadas técnicas inovadoras para suportar as demandas físicas e ambientais extremas do projeto. Vale destacar a incorporação de soluções de resiliência a terremotos e ventos fortes.

Maiores Obras de Engenharia do Mundo
Imagem de Omarnizar05 em Wikipédia - https://en.wikipedia.org/wiki/Jeddah_Tower#/media/
File:Jeddah_Tower_(King_Salman_Tower)_as_of_May_2021.jpg

2. Projeto Xangai Sky City (China)

Este empreendimento ambicioso trata-se de uma torre residencial e comercial - com escritórios, hotéis, áreas de lazer e até mesmo escolas. Ele apresenta 838 metros de altura, assim ultrapassando o famoso Burj Khalifa. E seu projeto incorpora tecnologias sustentáveis e métodos construtivos avançados para garantir eficiência energética e segurança estrutural.

Maiores Obras de Engenharia do Mundo
Imagem de Broad Sustainable Buildings BSB em Wikipédia - https://en.wikipedia.org/wiki/Sky_City_%28Changsha%29#/
media/File:J220_Sky_City_Changsha.jpg

3. Burj Khalifa (Dubai, Emirados Árabes Unidos)

Esse mega-arranha-céu tem altura um pouco menor do que está prevista para a Jeddah Tower, da Arábia Saudita, somando 828 metros e 160 andares. Sua construção é um marco da Engenharia, utilizando 45 mil metros cúbicos de concreto e 55 mil toneladas de vergalhão de aço.

Maiores Obras de Engenharia do Mundo
Imagem de Akhmadjan em Wikipédia -
https://fr.wikipedia.org/wiki/Burj_Khalifa#/media/Fichier:Burj_Khalifa.JPG

Veja Também: O que é preciso para se destacar em Engenharia Civil?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

4. Projeto Grand Ethiopian Renaissance Dam (Etiópia)

Trata-se de uma estrutura de hidrelétrica no Rio Nilo Azul. Mais um impressionante exemplo de Engenharia, a maior barragem do continente africano e uma das maiores barragens do mundo. É vital para o desenvolvimento do país, apesar de receber críticas ambientais e políticas.

Maiores Obras de Engenharia do Mundo
Imagem de ojkumena em Wikimapia - https://wikimapia.org/26102515/Great-Ethiopian-Renaissance-Dam#/photo/8004157

5. Ponte Danyang-Kunshan (China)

Essa obra de 2011 é considerada a ponte mais longa do mundo, com 164,8 km. Ela integra a linha ferroviária de alta velocidade da região, entre Xangai e Nanjing. E o mais impressionante é que foi construída em apenas quatro anos, empregando 10 mil pessoas.

Maiores Obras de Engenharia do Mundo
Imagem de MNXANL em Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_de_Danyang-Kunshan#/media/Ficheiro:201603_Danyang-Kunshan_grand_bridge_(wuxi).JPG

6. Ponte de Oresund (Dinamarca e Suécia)

Essa ponte, que liga dois países nórdicos, é considerada como a maior ponte rodoferroviária do continente europeu. A obra de 1999 apresenta um dos mais longos vãos do mundo, somando 490 metros e altura de pilar de 204 metros.

Maiores Obras de Engenharia do Mundo
Imagem de Nick-D em Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_do_%C3%98resund#/media/
Ficheiro:%C3%98resund_Bridge_from_the_air_in_September_2015.jpg

Veja Também: Descubra Por Que o Planejamento de Obras com BIM É Essencial para Eficiência e Precisão

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

7. Projeto Shimizu Mega-City Pyramid (Japão)

Agora falamos de uma proposta que é um claro exemplo de visão ousada da Engenharia Urbana e Civil para os problemas de habitação nas grandes cidades. Trata-se de uma estrutura hipotética de cidade vertical que seria suspensa por grandes estruturas em forma de pirâmide. Se concluída, poderia abrigar até um milhão de pessoas.

Maiores Obras de Engenharia do Mundo
Imagem de binisystems em Wikipédia - https://en.wikipedia.org/wiki/Shimizu_Mega-City_Pyramid#/media/File:Shimizu_Mega-City_Pyramid_concept_from_Extreme_Engineering.gif

Neom (Arábia Saudita)

Seguindo essa nova abordagem arquitetônica, de aumento da densidade populacional versus utilização do espaço, a Arábia Saudita lançou a proposta 'Neom' como parte do plano Saudi Vision 2030. O objetivo é criar uma cidade para nove milhões de pessoas, livre de carros e ruas, funcionando com energia limpa. A estrutura linear (The Line), que busca reduzir o tempo de locomoção e preservar a natureza, teria três andares, com áreas para pedestres, serviços e transporte de alta velocidade.

Maiores Obras de Engenharia do Mundo
Imagem de neom.com em Wikipédia - https://www.neom.com/en-us/regions/theline

8. Hidrelétrica das Três Gargantas (China)

Esta hidrelétrica de 1992, operando desde 2003, é a maior do mundo. Localizada no Rio Yangtzé, ela gera 111,8 bilhões de quilowatts-hora. Além disso, a estrutura apresenta exclusão de navios de cinco níveis nos lados norte e sul, podendo suportar ataques terroristas e um terremoto de até sete graus na escala Richter 1.

Maiores Obras de Engenharia do Mundo
Imagem de Source file: Le Grand Portage Derivative work em Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Hidrel%C3%A9trica_das_Tr%C3%AAs_
Gargantas#/media/Ficheiro:ThreeGorgesDam-China2009.jpg

9. Canal do Panamá

A Engenharia do Canal do Panamá, de 1914, possui uma grande importância para a navegação e para a economia internacional, representando 4% do comércio mundial. Suas últimas eclusas construídas datam datam de 2007 e 2016, e são fundamentais para elevar a capacidade do sistema de tráfego. Atualmente, passam por elas 15 mil navios por ano.

Maiores Obras de Engenharia do Mundo
Imagem de US DOT em Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Canal_do_Panam%C3%A1#/media/Ficheiro:New_Panama_Canal.jpg

10. Projeto ITER (França)

Em Cadarache, esse reator de fusão nuclear, o maior do mundo, é outro grande exemplo de empreendedorismo científico e tecnológico. Sua construção, extremamente complexa, teve como objetivo alcançar a fusão nuclear controlada para a geração de energia limpa, sendo este o futuro da Engenharia de Energia.

Maiores Obras de Engenharia do Mundo
Imagem de Oak Ridge National Laboratory em Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/ITER#/media/Ficheiro:ITER_site_2018_aerial_view_(41809720041).jpg

11. Projeto Crossrail (Reino Unido)

Essa empreitada de Engenharia Ferroviária partiu do objetivo de transformar o transporte da cidade de Londres e seus arredores, conectando a mobilidade urbana da região. Sua construção é composta de túneis subterrâneos, estações e viadutos, servindo a sistemas que podem atender milhões de passageiros.

Maiores Obras de Engenharia do Mundo
Imagem de Tom Page em Wikipédia - https://en.wikipedia.org/wiki/Crossrail#/media/File:Crossrail_platform_at_Farringdon.jpg

12. Projeto Hyperloop (Várias Localizações)

A tecnologia Hyperloop já foi cogitada para ser colocada em prática no Rio Grande do Sul, como meio de transporte entre as cidades de Porto Alegre e Caxias do Sul. O modelo desafia as convenções convencionais ao prometer viagens ultra rápidas e eficientes por meio de cápsulas que viajam em tubos de vácuo. Uma proposta inovadora ainda em estágio de aprimoramento.

Maiores Obras de Engenharia do Mundo
Imagem de Camilo Sanchez em Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Hyperloop#/media/Ficheiro:Hyperloop_no_tube.png

13. Palm Islands Dubai (Emirados Árabes Unidos)

Palm Islands é um arquipélago de três ilhas artificiais. Para sua construção, foram investidos 13 bilhões de dólares. Foi necessária a dragagem marinha e o uso de uma enorme quantidade de areia do mar e rochas.

Maiores Obras de Engenharia do Mundo
Imagem de Skatebiker em Wikipédia - https://en.wikipedia.org/wiki/Palm_Islands#/media/File:Dubai_Palm_Islands_from_the_air.jpg

14. Aeroporto Internacional de Kansai (Japão)

Por último, o aeroporto de Kansai, que foi construído para aliviar a superlotação do aeroporto regional localizado na cidade de Osaka, a 50 quilômetros de distância. Sua construção começou em 1987 e foi concluída em 1990, apresentando tecnologia anti sísmica avançada.

Maiores Obras de Engenharia do Mundo
Imagem de Carpkazu em Wikipédia - https://simple.wikipedia.org/wiki/Kansai_International_Airport#/media/File:Finnair_MD-11_(OH-LGF)_taxiing_at_Kansai_International_Airport.jpg

Veja Também:


Fontes: Sienge.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo