Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

10 dicas (que ninguém te conta) para começar a faculdade de engenharia com o pé direito [+Bônus]

por Eduardo Slabocicor Cavalcanti | 11/02/2016
Copiado!

Fala galera da engenharia, aliás, calouros da engenharia! As férias estão acabando e muitos de vocês irão embarcar em uma aventura cheia de emoções pelos próximos 5 ou mais anos. Mas uma coisa eu posso apostar com você: A ansiedade te consome neste momento, e você não vê a hora de começar a faculdade, não é mesmo?
Confesso que essa ansiedade me dominou, e permaneceu em mim até o momento em que chegaram as tão inesperadas provas! Mas o que “pegou” mesmo, foi o fato de eu não ter a mínima idéia do que me aconteceria nos primeiros dias de aula, eu só sabia que ia “levar o tal do trote” e mais nada.
Fui incentivado por muitos dos meus seguidores lá do snapchat (add lá: ecavalcanti), a escrever algumas dicas para os primeiros dias de aula, então segura que lá vem coisa boa:
1) Chegue cedo
Nos primeiros dias procure chegar mais cedo do que o início das aulas, isso vai te ajudar a se aproximar e conhecer as pessoas que estão na mesma situação, mas fica ligeiro porque na maioria das faculdades a galera já vai querer te pegar pra dar o trote.
blog-da-engenharia-chegar-cedo


2) Você não está mais no ensino médio
É muito importante você se lembrar disso! Nada de pedir aos professores para ir ao banheiro, ou até mesmo para simplesmente sair da sala. Você agora está livre para ir e vir (literalmente), mas não confunda essa liberdade com libertinagem, pois isso pode acabar te fazendo levar a pior. Procure também se aproximar dos professores, pedir algumas dicas para eles, mas é claro, sem puxar o saco.
blog-da-engenharia-livre


3) Amadureça
Seguindo a dica #2, muitas pessoas ainda não amadureceram o suficiente para estarem na faculdade, e insistem nas brincadeirinhas de ensino médio, o que acaba com a reputação deles perante aos professores. Vamos crescer? Afinal, um pouquinho de maturidade não faz mal a ninguém 😉
blog-da-engenharia-virando-adulto


4) Organize-se
Já falei em dezenas de posts, a organização é fundamental para um bom desempenho em qualquer curso, principalmente no de engenharia. Se você começar a se organizar logo agora no começo, as coisas irão fluir melhor ?
blog-da-engenharia-organizacao
 


5) Contenha-se com o tamanho da mochila / mala / bolsa
No ensino médio, estamos acostumados a carregar o mundo dentro da bolsa. Na faculdade, leve apenas o que for pertinente às atividades do dia. Um caderno, lapiseira, borracha, caneta, e só os livros que realmente for usar. Se você chegar com aquela “mala gigante”, todos vão notar que você está completamente perdido e não tem noção do que está fazendo. 
blog-da-engenharia-carregando-mala


6) Se tiver um tablet, use-o a seu favor
Para fechar a dica #4 com chave de ouro, se você tiver um tablet, procure instalar aplicativos que possam facilitar a sua vida durante a faculdade. Você pode comprar ou baixar a maioria dos livros do ciclo básico na internet, então pra que carregar 3 livros se você pode der tudo apenas no toque dos seus dedos? Essa dica é valiosíssima e reduziu muito a quantidade de coisas que carreguei diariamente no dia a dia da faculdade.
blog-da-engenharia-ipad-ler


7) Durma bem, sempre que puder
Não importa se você estuda de manhã, em período integral ou a noite! Uma boa noite de sono é fundamental para que você consiga ter um bom desempenho e um alto índice de produtividade no seu dia a dia. Mas se prepare, porque você provavelmente irá ficar acordado durante muitas madrugadas quando estiver em época de provas / entrega de projetos.
blog-da-engenharia-dormir-bem


8) Conheça a sua faculdade
Me lembro até hoje, fiquei totalmente perdido durante quase um mês, pois a minha faculdade era imensa. Então para evitar que isso aconteça, converse com os seguranças, com pessoal que trabalha por lá, e tente se informar ao máximo sobre como chegar em cada uma das suas salas de aula.
TRAVOLTA-CONFUSO-NO-DESKTOP


9) Faça amigos
É sério, procure conhecer as pessoas que conviverão com você pelos próximos anos. Com amigos(as), vocês poderão se reunir para estudar, fazer projetos, realizar tarefas juntos, e até mesmo curtir um happy hour nos momentos de folga.
blog-da-engenharia-amigos


10) Leve a sério
Muitas pessoas acabam desistindo logo nos primeiros períodos, pois não levam o curso a serio, o que acaba acarretando em muitas notas baixas. Então leve os estudos com seriedade, tente não perder prazos, entregue todas as listas de exercícios, e lembre-se: tudo isso estará no seu currículo.
Screen Shot 2016-02-11 at 10.17.11 PM


+Bônus: Não tenha medo do trote
Se você demonstrar medo, a galera vai pegar mais pesado com você! Leve na esportiva, dê risada, participe das brincadeiras (saudáveis). Vá com roupas velhas, pois a possibilidade de os veteranos te sujarem inteiro(a) é muito grande. É possível que você perca o seu sapato, e tenha que pagar para recupera-lo (sim, isso aconteceu em todos os trotes que participei). Leve dinheiro escondido (seja dentro das calças ou em algum outro lugar), é importante!
blog-da-engenharia-trote
Pode ser que você precise dar uma grana para contribuir com as atléticas / organização do trote, e você não vai querer ficar sem dinheiro para voltar para casa, né? Mas não deixe que te humilhem, procure participar das brincadeiras mais saudáveis, numa boa, pra ninguém se machucar. Se a sua faculdade tiver alguma iniciativa do tipo trote solidário, participe, é muito bacana!
blog-da-engenharia-trote-dinheiro
E aí, preparado?
 

Copiado!
Engenharia 360

Eduardo Slabocicor Cavalcanti

Empresário, empreendedor e alucinado por conhecimento, escreve para a internet desde 2008 e tem paixão por consumir informação e descobrir coisas. Formado em Engenharia Civil porém atua diretamente com diversas áreas da engenharia, e cursa MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios.

Comentários