Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

10 aplicações de Inteligência Artificial no nosso cotidiano

por Andreza Ribeiro | 09/09/2020
Copiado!

As aplicações da Inteligência Artificial são inúmeras em vários setores da sociedade, desde a nossa vida pessoal até as áreas de saúde, na jurídica, na indústria, na agricultura e outros. Mas sabia que você é impactado por ela o tempo todo? Vamos te mostrar como.

O poder da Inteligência Artificial (IA) para processar grandes quantidades de dados pode acelerar a tomada de decisões nos negócios, na medicina e em outros momentos importantes de nossas vidas, mostrando, assim, sua capacidade de assumir tarefas e soluções.

O desenvolvimento dessa tecnologia mostra seu potencial ​​para atender cada vez mais responsabilidades no decorrer dos próximos anos. A pesquisa da Accenture sobre o impacto da IA em 12 economias desenvolvidas revela que ela poderá duplicar as taxas de crescimento econômico anual até 2035.

Existem vários aspectos do nosso dia a dia que já são influenciados por sistemas de IA, mesmo que isso não seja perceptível.

robo representando inteligencia artificial
Imagem: regens.com

1 – Redes sociais

Quando está a navegar no Facebook, Twitter ou Instagram, existe todo um conjunto de recomendações – de novas amizades, por exemplo – que são feitas por um algoritmo tendo por base o perfil de cada utilizador. Sobretudo no Facebook, até a posição dos conteúdos que o usuário vê é definida de forma automática pelas máquinas, o que nem sempre é positivo.

2 – Entretenimento

Se é utilizador de serviços como Spotify, Apple Music, Netflix, HBO GO ou YouTube, então está em permanente contato com a Inteligência Artificial destas empresas através dos sistemas de recomendações. Seja um novo álbum ou uma nova série, os algoritmos estudam os hábitos de consumo dos utilizadores e sugerem conteúdos novos para facilitar o consumo e manterem as pessoas nas respectivas plataformas.

3 – Sugestões de pesquisa

Você sabia que os resultados de busca do Google são diferentes para cada pessoa? Isso é Inteligência Artificial: vários parâmetros são analisados, baseados em dados colhidos do usuário. Sempre que faz uma pesquisa no Google, assim que começa a escrever alguma palavra, a ferramenta tenta adivinhar aquilo que o utilizador quer e faz um conjunto de sugestões de pesquisa.

4 – Alternativas de rotas

Quer saber qual o caminho mais rápido para chegar ao trânsito de manhã? Já existem aplicações, como o Google Maps e o Waze, que são capazes de cruzar dados de inúmeros lugares para encontrar as melhores rotas, otimizando tempo e evitando problemas no trânsito. 

5 – Assistente virtual

Seja a Siri, Cortana, Alexa, eles funcionam em diversos celulares e auxiliam em tarefas básicas como definir alarmes, lembrar compromissos, ligar para outros números, informar a previsão do tempo, entre outras funcionalidades.

imagem ilustrativa de inteligência artificial, com nome escrito em inglês em papel colado em máquina de escrever
Imagem: Markus Winkler | Via Unsplash

6 – E-commerce

O grau de satisfação do seu público pode aumentar consideravelmente com a ajuda de recomendações personalizadas para os gostos dele. A IA ajuda muito nisso, sendo capaz de detectar os traços de personalidade das pessoas a partir do comportamento delas e das demais informações fornecidas pelo usuário. Trata-se de algo valioso para diversas áreas, desde o entretenimento até o varejo.

7 – Chatbots

O atendimento ao cliente é muito intensivo e os varejistas estão adotando a Inteligência Artificial no apoio ao cliente com chatbots, para lidar com consultas simples e suporte. Com isso, os clientes agora podem usar ferramentas de chat online para realizar a encomenda de produtos, tirar dúvidas, resolver problemas e registrar reclamações.

8 – Reconhecimento facial

Até mesmo andando na rua você pode estar sendo vigiado por máquinas com IA. Câmeras de segurança que, além de gravar imagens, também interpretam cenas fora do padrão já são realidade. Essa tecnologia tem sido expandida além do setor de segurança e tem beneficiado setores como varejo, marketing e saúde.

São capazes de, por meio da identificação de expressões de emoção, registrar o motivo da visita do cliente, entender seus padrões de comportamento e melhorar os serviços, além de realizar o acompanhamento do atendimento, controle de acesso de funcionários, autenticação de clientes e de pagamentos, entre outros.

Uma das aplicações mais comuns do dia a dia é o reconhecimento facial do Facebook. Ao postar fotos de amigos, você percebe que o site indica quais pessoas estão presentes nas fotos? Isso é possível por meio de análises preditivas realizadas pelos algoritmos do site, que identificam a face dos usuários e os indicam para marcação.

9 – Finanças

Os investidores podem contar com inúmeros aplicativos e softwares, por exemplo, que lhes auxiliam na organização das finanças e até mesmo nos investimentos. O sistema aloca os recursos e acompanha a performance de cada carteira para fazer ajustes quando necessário.

10 – Recrutando os melhores profissionais

Para finalizarmos nossa lista de casos de uso da Inteligência Artificial, saiba que o processo de procura e entrevista de emprego não é um desafio apenas para os candidatos. Os empregadores também têm dificuldades para encontrar os candidatos certos para cargos disponíveis no mercado.

A Inteligência Artificial em recursos humanos está ajudando as organizações a identificar os melhores candidatos e agilizando o processo de contratação. Com a ajuda da IA, uma empresa pode filtrar facilmente os candidatos, convocando os que mais atendem as suas necessidades e realizando entrevistas mais eficientes através de uma análise precisa de dados fornecida através dos currículos.

E é só o começo da Inteligência Artificial

Análise de grandes quantidades de dados e o apoio à decisão abrirá novas oportunidades de negócios para as empresas que consigam compreender e aplicar todo o potencial da IA.

É uma tecnologia que, a cada dia, está mais presente em nossa rotina, à medida que os desenvolvimentos em TI começam a fornecer poder computacional a um preço acessível. Mas, ainda estamos no começo da transformação, muita coisa ainda está por vir.

Você conhece outras aplicações de Inteligência Artificial no nosso dia a dia? Deixe nos comentários.

Copiado!
Engenharia 360

Andreza Ribeiro

Graduando em Engenharia de produção, possui certificado em Business English realizado em Toronto na Stafford House Internacional. Interessada em Gestão, Finanças e Inovação, além de ser apaixonada em astronomia e viajar o mundo.

Comentários