Engenharia 360

2º Workshop de Tecnologia e Eficiência Energética Ford

Engenharia 360
por Eduardo Mikail
| 24/09/2012 | Atualizado em 05/04/2022 3 min

2º Workshop de Tecnologia e Eficiência Energética Ford

por Eduardo Mikail | 24/09/2012 | Atualizado em 05/04/2022
Engenharia 360

A Ford apresentou no último dia 20, em evento realizado em um hotel em São Paulo, o seu novo motor EcoBoost durante o 2º Workshop Ford de Tecnologia - A Eficiência Energética. A nova tecnologia já está sendo utilizada na Europa e chega Brasil prometendo mais performance e melhorias significativas no consumo de combustível.

Segundo o Vice-presidente da Ford no Brasil, Rogério Goldfarb,o motor EcoBoost é um marco regulatório da eficiência energética no mundo. Estamos constantemente passando por mudanças, em pleno desenvolvimento, onde as ações são voltadas para as fontes de energia renováveis, redução de custos, tecnologias emergentes, e, principalmente, onde os consumidores são cada vez mais exigentes, pela facilidade de acesso às informações.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

ford

A evolução das tecnologias

A evolução das tecnologias, cria uma expectativa e um consumidor mais exigente, e ao passo que a capacidade de inovar é tida como o grande desafio das empresas globais, o Brasil vêm revelando a sua capacidade.

“A economia brasileira é pujante, temos uma matriz energética invejável, capacidade nas matérias primas, recursos e desafios de transformar as riquezas.” Rogério Goldfarb – VP Ford Brasil.

2º Workshop de Tecnologia e Eficiência Energética Ford

A transição dos veículos a combustão por tecnologia elétrica e híbrida vem a oferecer ao consumidor uma variedade de opções dentro do conceito de eficiência energética. Não dá para errar quanto à eficiência energética, nesse espectro, esse é o ponto definirá os vencedores e os perdedores do setor.

2º Workshop de Tecnologia e Eficiência Energética Ford

A tecnologia EcoBoost da Ford

A tecnologia EcoBoost conta com 125 patentes ao redor do mundo e chega a ser 20% melhor no quesito consumo de combustível e promete reduzir em até 15% as emissões de CO2, apenas combinando injeção direta de combustível, turbo de baixa inércia e também o duplo comando independente de válvulas variável. A idéia  principal é que essa nova estrutura gere a mesma potência que um motor 3.5 V6 tradicional, porém, com um bloco menor e sendo até 20% mais eficiente em desempenho.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De acordo com com Volker Heumann – Gerente de Motores da Ford América do Sul, não há perca na dirigibilidade com a nova tecnologia, além de haver significativo aumento do desempenho. A tecnologia EcoBoost conta agora, com 5 motores diferentes (1.0, 1.6, 2.0, 3.5iVCT, 3.5 Ti-VCT).

A Ford, que recentemente recebeu o prêmio de melhor motor da categoria 2.0, tecnologia de ponta e alta eficiência (240 cv potencia, 340 Nh torque), possui 5 tecnologias em sua família de motores: Flex, Battery Eletric, Hybrid, Plug-in Hybrid e o EcoBoost.

2º Workshop de Tecnologia e Eficiência Energética Ford

Ocorreu também no mesmo evento, uma rápida apresentação de Marcos Borges, membro da divisão de programas de avaliação da conformidade – Programa Brasileiro de Etiquetagem – INMETRO, o qual discursou a respeito da evolução dos padrões de etiquetagem brasileiro e das exigências de informações disponíveis aos consumidores.

“Queremos produtos melhores, com conceito, que seja bom para todo mundo. Uma decisão tem que ser boa para todo mundo, senão não é um bom processo.” Marcos Borges.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O representante do INMETRO disse ainda, que os consumidores priorizam o preço quando não existem diferenças de qualidade entre os produtos.

“Novos tempos necessitam de novos produtos…” Marcos Borges.

Por Engenharia 360

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil e empresário. Fundador da Mikail Engenharia, e do portal Engenharia360.com, um dos pioneiros e o maior site de engenharia independente no Brasil. É formado também em Administração com especialização em Marketing pela ESPM. Acredita que o conhecimento é a maior riqueza do ser humano.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo