A engenharia industrial está sempre se aprimorando. Recentemente, a empresa HYBRIT, parceira de importante mineradora e siderúrgica da Suécia, apresentou um tal "aço limpo" que teria produzido para a montadora Volvo. Inclusive, na ocasião, disse à imprensa que estava contente com o teste e pretendia aumentar a escala da produção até 2026. Mas o que será que seria isso? Bem, acompanhe a explicação no artigo a seguir!
O primeiro aço descarnonizado
A HYBRIT teria conseguido produzir o primeiro aço livre de fósseis do mundo, provando que é possível, sim, seguir o plano de reduzir a emissão de carbono global também na indústria siderúrgica. Explicando melhor, hoje, a maior parte da produção de aço depende do carvão como matéria-prima. E imagina que usamos muito o material para fabricar carros, edifícios, navios, utensílios domésticos e muitos outros bens. Só que, ao fazer isso, liberamos toneladas e mais toneladas de dióxido de carbono todos os anos na atmosfera.
A empresa propõe uma abordagem mais ecológica, se valendo de uma energia renovável para produzir hidrogênio, em seguida combinando-o com minério de ferro para criar um material poroso chamado 'ferro esponja'. A primeira etapa do experimento foi em laboratório. Depois, o plano seguiu para um programa piloto - que aparentemente teve muito sucesso. Na fase final, a Volvo planeja fazer testes com o lote inicial de "aço verde", fabricando protótipos de veículos e algumas peças.
A perspectiva de um mundo melhor
Exemplos como esse nos trazem esperança! Quer dizer que temos condições de aproveitar essas novas tecnologias para enfrentar a crise climática que ajudamos a desencadear. Ou seja, talvez reverter esse mal começando por parar essa poluição desenfreada de carbono na Terra.
Só para se ter uma ideia, para cumprir o Acordo de Paris, seria preciso reduzir no mundo 7% de emissões a cada ano na próxima década. Acha que conseguiremos isso? Que vamos mesmo acabar com a exploração e uso de combustível fóssil, mesmo acelerando a produção de aço livre de carbono? Será que já são suficientes as políticas e metas que criamos? E é verdadeiro o apoio de grandes empresas e governos para acelerar essa transição? Responda nos comentários!
Veja Também: Veja fotos das 17 construções em aço mais icônicas do mundo
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Fontes: UOL.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.