Engenharia 360

Parceira da Volvo lança "aço livre de carbono" para indústria siderúrgica

Engenharia 360
por Redação 360
| 03/06/2022 2 min

Parceira da Volvo lança "aço livre de carbono" para indústria siderúrgica

por Redação 360 | 03/06/2022
Engenharia 360

A engenharia industrial está sempre se aprimorando. Recentemente, a empresa HYBRIT, parceira de importante mineradora e siderúrgica da Suécia, apresentou um tal “aço limpo” que teria produzido para a montadora Volvo. Inclusive, na ocasião, disse à imprensa que estava contente com o teste e pretendia aumentar a escala da produção até 2026. Mas o que será que seria isso? Bem, acompanhe a explicação no artigo a seguir!

Volvo - aço verde
Imagem reproduzida de Gizmodo Brasil

O primeiro aço descarnonizado

A HYBRIT teria conseguido produzir o primeiro aço livre de fósseis do mundo, provando que é possível, sim, seguir o plano de reduzir a emissão de carbono global também na indústria siderúrgica. Explicando melhor, hoje, a maior parte da produção de aço depende do carvão como matéria-prima. E imagina que usamos muito o material para fabricar carros, edifícios, navios, utensílios domésticos e muitos outros bens. Só que, ao fazer isso, liberamos toneladas e mais toneladas de dióxido de carbono todos os anos na atmosfera.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A empresa propõe uma abordagem mais ecológica, se valendo de uma energia renovável para produzir hidrogênio, em seguida combinando-o com minério de ferro para criar um material poroso chamado ‘ferro esponja’. A primeira etapa do experimento foi em laboratório. Depois, o plano seguiu para um programa piloto – que aparentemente teve muito sucesso. Na fase final, a Volvo planeja fazer testes com o lote inicial de “aço verde”, fabricando protótipos de veículos e algumas peças.

Volvo - aço verde
Imagem reproduzida de Portal TS

A perspectiva de um mundo melhor

Exemplos como esse nos trazem esperança! Quer dizer que temos condições de aproveitar essas novas tecnologias para enfrentar a crise climática que ajudamos a desencadear. Ou seja, talvez reverter esse mal começando por parar essa poluição desenfreada de carbono na Terra.

Volvo - aço verde
Imagem reproduzida de Executive Digest – SAPO

Só para se ter uma ideia, para cumprir o Acordo de Paris, seria preciso reduzir no mundo 7% de emissões a cada ano na próxima década. Acha que conseguiremos isso? Que vamos mesmo acabar com a exploração e uso de combustível fóssil, mesmo acelerando a produção de aço livre de carbono? Será que já são suficientes as políticas e metas que criamos? E é verdadeiro o apoio de grandes empresas e governos para acelerar essa transição? Responda nos comentários!

Veja Também: Veja fotos das 17 construções em aço mais icônicas do mundo

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: UOL.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.

Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos: