Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Volkswagen lança Polo GTS. Confira as novidades!

Engenharia 360

4 min

POR Engenharia 360 22/01/2020

Quem estava esperando ansiosamente pelo Polo GTS pela Volkswagen já pode ficar tranquilo: ele está oficialmente lançado. E nós, do Engenharia 360, viemos conferir de perto esse lançamento e vamos contar tudo aqui neste texto, que será atualizado à medida que tivermos as novidades.

volkswagen polo GTS a frente de um casarão azul e branco
Polo GTS. Imagem: @eduardomikail

O retorno dos GTS

O Polo GTS foi apresentado no salão do automóvel em 2018 e oficialmente no final de 2019, junto ao Virtus GTS. O nome GTS (que significa Gran Turismo Sport) traz lembranças para quem o viu pela última vez na década de 80, com o Gol GTS, que era uma versão mais barata que o Gol GTI.

GTS Volkswagen década de 80 vermelho
GTS, para matar a saudade. Imagem: @eduardomikail
Passat GTS década de oitenta
Passat GTS, também da família GTS. Imagem: @eduardomikail

A ideia é que os veículos GTS sejam versões esportivas mais acessíveis. Isso sem falar no quesito nostalgia, para quem sonhava em ter um GTS e não podia.

Motor e performance do Polo GTS

O carro possui motor 1.4 turboflex (gasolina ou etanol) 250 TSI com 150 cavalos de potência e 25,5 kgmf de torque (semelhante ao T-Cross). O câmbio é automático de seis marchas. Ele é capaz de acelerar de 0 a 100km/h em 8,4 segundos.

Polo GTS na cor branca
Polo GTS. Imagem: @eduardomikail

A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson e a traseira é interdependente com braços longitudinais, ambas com molas helicoidais.

Tecnologia

A tecnologia não fica de fora no Polo GTS. Ele é equipado com painel digital (Active Info Display) com iluminação vermelha, seletor de modo de condução: normal, ecológico, esportivo ou individual. No modo esportivo há o atuador sonoro, que dá aquela sensação maravilhosa para quem gosta de dirigir esportivos.

volkswagen polo GTS a frente de um casarão azul e branco
Polo GTS. Imagem: @eduardomikail

Há também XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial, parte do Controle Eletrônico de Estabilidade – ESC), que funciona em qualquer condição de aderência do piso. Segundo a Volkswagen, o XDS+melhora o comportamento dinâmico do carro. Ele “aumenta a agilidade e diminui a necessidade de movimentação do volante por meio de intervenções seletivas nos freios das rodas internas às curvas nos dois eixos e permitindo uma transferência do torque disponível do motor para as rodas externas“.

Além do XDS+, alguns itens de série que farão parte do Polo GTS são: sistema Kessy de acesso ao veículo e partida do motor sem uso da chave, sistema start/stop, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros (com câmera de ré), detector de fadiga, retrovisor interno eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular, piloto automático e sistema de som Discover Media com tela touch colorida de 8″, App-Connect, e comando por voz.

O pacote opcional é o Beats, que possui sistema de som com alto-falantes, tweeters, subwoofer e amplificador e recurso de variação do espaço do porta-malas e rede para objetos no compartimento.

Design

Por fora, o Polo GTS ganhou uma para-choque esportivo e alguns músculos, grade colmeia e linha vermelha no frontal (típicas do GTS) e faróis full LED, dando um frontal novo ao carro. O retrovisor é em preto brilhante para combinar com a cabine, toda escura.

dianteira do Polo GTS na cor verrmelha
Polo GTS. Imagem: @eduardomikail

As rodas são 17″, diamantadas, com pneus 205/50 R17 . Ainda, a assinatura de LED na traseira é exclusiva desta versão.

Por dentro, os bancos foram redesenhados e lembram as versões antigas, com linhas horizontais e a sigla GTS no encosto. Eles são de uma mistura de tecido com couro.

A ideia foi fazer com que o carro seja aconchegante, com cores escuras no exterior (ao contrário da tendência de tons claros por dentro de carros luxuosos). Há, ainda, um volante exclusivo com acabamento de couro, costuras vermelhas e a sigla GTS na base. Detalhes em vermelho também podem ser encontrados na base da alavanca de câmbio, nos tapetes e nas molduras das saídas de ar.

As dimensões são: comprimento de 4068mm, largura de 1751mm (sem retrovisor e 1964mm com retrovisor), altura de 1477mm e distância entre eixos de 2564mm. No porta-malas cabem 300 litros.

Polo GTS na cor branca
Polo GTS. Imagem: @eduardomikail

O Polo GTS será oferecido nas cores sólidas (Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Tornado – esta exclusiva para o Polo GTS) e metálicas (Prata Sirius, Azul Night e Cinza Platinum).

Previsão e preço

O previsto é que o Polo GTS chegue às concessionárias ainda este mês, com preço a partir de R$99.470,00 (considerado acessível para tudo que o veículo oferece).

Quer saber mais informações sobre ele? Então fica de olho porque nós estamos no evento de lançamento vamos atualizando este texto e contando tudo que acontecer por aqui. Você também pode acompanhar as novidades no nosso Instagram (@Engenharia360).

polo GTS
virtus GTS
Volks
Volkswagen
Volkswagen lançamento

Engenharia 360

Engenharia para todos.

mais
Engenharia 360 Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
6 livros gratuitos na internet para aprender Machine Learning | Lista 360
Aprenda a calcular seu custo hora máquina
Engenheiros da Poli-USP criam ventilador pulmonar de emergência que pode ser produzido em até duas horas
USP e UNICAMP oferecem cursos de Cálculo e Física gratuitos e completos no YouTube
Microsoft está treinando robôs em simulações da vida real em situações de risco extremo
5 autores de livros de ficção e algumas distopias | Lista 360
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ