Os japoneses pensarão em soluções bem diferentes e ecológicas para a Vila Olímpicas dos Jogos de Tóquio 2021. Confira algumas curiosidades!
Construída sobre uma faixa de terra retangular recuperada do mar e com 44 hectares, a Vila Olímpica dos Jogos 2021 está localizada no distrito de Harumi, em Tóquio. Dentro do seu perímetro, há 21 edifícios, variando de 14 a 18 andares, com um estilo de arquitetura bem urbano. E os mesmos, ao término das competições de Paraolimpíadas, serão reformados e transformados em apartamentos residenciais, para serem posteriormente vendidos para a população. Já o complexo multifuncional será transformado em uma área comercial.



O centro cívico da Vila Olímpica
Dentro do complexo da Vila Olímpica de Tóquio 2021, os esportistas podem se locomover utilizando um transporte veicular gratuito, ônibus elétricos autônomos que estarão sempre à sua disposição. E logo na entrada do condomínio dá para ver a Village Plaza, uma praça criada para ser o centro cívico da Vila. A mesma foi construída com madeira doada por 63 municípios de todo o Japão e será desmontada após os Jogos Olímpicos. Segundo o conceito de sustentabilidade, a madeira será devolvida às cidades doadoras e reaproveitada em instalações locais.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO


Na praça, as delegações encontram serviços como Banco, refeitório aberto 24h, salão de beleza, lavanderia e café. Só o refeitório tem capacidade para servir até 45 mil pratos por dia, em 700 opções de cardápio com comidas da culinária japonesa e mundial, além de cardápios vegetarianos e sem glúten. A Vila Olímpica conta também com um posto médico especializado em febre e testagem e com uma área para quarentena, se for preciso. Aliás, todos os atletas fazem, nestas Olimpíadas, testes diários para detectar uma possível infecção!




Os dormitórios oferecidos aos atletas
A Vila Olímpica de Tóquio 2021 conta com 3.800 habitações, com 2 ou 4 quartos cada uma. Os quartos dessas unidades têm até duas camas, armário simples para roupas, mesa com cadeiras e ar condicionado. Caso os atletas queiram utilizar algum eletrodoméstico, como geladeiras e televisores, precisarão alugar. Mas esse não é o detalhe que tem chocado os esportistas! O design de mobiliário é que foi a surpresa!
Leia Mais
Assim como na instalação da praça Village Plaza, a organização do evento pensou na sustentabilidade e criou uma estrutura para as camas que é feita de papelão 100% reciclável. Os projetistas garantem que elas são mais fortes que as feitas com madeira! E após o término dos Jogos, o papelão das camas será novamente reciclado e os aparelhos de ar-condicionados doados para as áreas atingidas pelo terremoto e tsunami de 2011.




Fontes: CNN, Casa Vogue, Globo, ClicRBS, CNN Brasil, Live.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comentários
