Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Vidro tecnológico permite transmissão de som sem necessidade de passagem de ar

por Larissa Fereguetti | 02/09/2020
Copiado!

A frequência de transmissão varia conforme as configurações do vidro.

Janelas de vidro normalmente oferecem isolamento acústico parcial, atrapalhando o caminho do som. É por isso que muitos guichês, por exemplo, possuem uma abertura ou um dispositivo para permitir que o som entre o atendente e o cliente seja audível.

Agora, alguns pesquisadores desenvolveram um tipo de vidro que permite a passagem do som sem necessitar de qualquer abertura para o ar atuar como meio de propagação. Esse é um recurso valioso se a gente pensar em situações como a pandemia de COVID-19, a qual exigiu adaptações para evitar qualquer contato ou caminho para a transmissão da doença.

A invenção é de pesquisadores da Chongqing University, da Hong Kong University of Science and Technology e Shenzhen Fantwave Tech. Co. A janela desenvolvida é composta de vidro comum, que é barato e transparente. Os pesquisadores fazem algumas perfurações e preenchem com um disco de vidro fino.

imagem dos furos no vidro e preenchimento
Imagem extraída do artigo científico desenvolvido pelos pesquisadores. DOI: 10.1063/5.0021091

É possível ajustar as frequências acústicas conforme o tamanho dos discos. Além disso, é possível colocar várias janelas de forma sequencial, permitindo escolher mais de uma frequência de transmissão. O problema é que isso também acarreta redução da transmissão geral no intervalo desejado.

A vantagem é que, por ser transparente, é possível ter uma visão externa clara, já que o material é transparente. O grupo afirma que, além das aplicações em outras pesquisas (como estudos com gases nos quais não é viável o fluxo de ar), o material pode ser de grande valor para a arquitetura.

Como já citado, a pandemia deu abertura para o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para conter a transmissão do vírus. Esse vidro, por exemplo, pode ter aplicações não só em guichês de atendimento, como em restaurantes, ambientes de trabalho, etc.

O artigo com o trabalho foi publicado na Applied Physics Letters com o título “Extraordinary acoustic transmission of a decorated window without ventilation”. Clique aqui para acessar.

Leia também: Arquitetura Bioclimática: o que a ventilação natural faz pela pandemia?

Referências: American Institute of Physics; Phys.org

O que você acha dessa nova tecnologia? É tendência? Comente!

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários