A astronomia começou o mês de dezembro com uma triste notícia. O radiotelescópio gigante do Observatório de Arecibo, em Porto Rico, se desprendeu e despencou de uma altura de 120 metros.
O equipamento construído na década de 1960 foi utilizado por estudantes e pesquisadores de todo o planeta até o mês de agosto, quando foi desativado. Durante toda sua vida útil, enfrentou furacões, umidade tropical e uma série de terremotos que causaram danos irreversíveis à estrutura.
Após 57 anos de serviços, o telescópio seria demolido de forma controlada por engenheiros, uma vez que não havia possibilidade de reparos seguros. Infelizmente, não deu tempo e a plataforma com mais de 900 toneladas despencou sobre o prato refletor. Uma queda de mais de 120 metros.
Veja o vídeo a seguir:
No momento do colapso, a equipe do Observatório realizava análises sobre a estrutura. As imagens foram feitas por drones que acompanhavam o estudo. Segundo especialistas, o destino do segundo maior radiotelescópio do mundo fora decidido em agosto deste ano, quando Porto Rico enfrentou o furacão Isaías.
Um cabo auxiliar de 3 polegadas (7,62 cm) se soltou de uma das torres e atingiu o disco abaixo dele. O impacto abriu uma fenda de 30 metros dos painéis. Os engenheiros decidiram, então, que a estrutura estava condenada e não havia reparos possíveis.
LEIA MAIS
O radiotelescópio deixou seu legado para a ciência e seus dados continuarão arquivados para que pesquisadores possam usá-los. Petições online pedem sua reconstrução, possibilidade que será analisada pelo Observatório de Porto Rico.
Leia também: Telescópio com espelho de 39 metros de diâmetro está em construção no Chile
O que achou do vídeo? Deixe nos comentários.