Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Vídeo mostra momento em que radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico, desaba

por Rafael Panteri | 10/12/2020

Os dados continuarão arquivados para que pesquisadores possam usá-los.

A astronomia começou o mês de dezembro com uma triste notícia. O radiotelescópio gigante do Observatório de Arecibo, em Porto Rico, se desprendeu e despencou de uma altura de 120 metros.

estrago causado com a queda de radiotelescópio.
Estrago causado com a queda de radiotelescópio. (UCF)

O equipamento construído na década de 1960 foi utilizado por estudantes e pesquisadores de todo o planeta até o mês de agosto, quando foi desativado. Durante toda sua vida útil, enfrentou furacões, umidade tropical e uma série de terremotos que causaram danos irreversíveis à estrutura.

Após 57 anos de serviços, o telescópio seria demolido de forma controlada por engenheiros, uma vez que não havia possibilidade de reparos seguros. Infelizmente, não deu tempo e a plataforma com mais de 900 toneladas despencou sobre o prato refletor. Uma queda de mais de 120 metros.

Veja o vídeo a seguir:

Vídeo do momento em que radiotelescópio de Arecibo desaba.

No momento do colapso, a equipe do Observatório realizava análises sobre a estrutura. As imagens foram feitas por drones que acompanhavam o estudo. Segundo especialistas, o destino do segundo maior radiotelescópio do mundo fora decidido em agosto deste ano, quando Porto Rico enfrentou o furacão Isaías.

Um cabo auxiliar de 3 polegadas (7,62 cm) se soltou de uma das torres e atingiu o disco abaixo dele. O impacto abriu uma fenda de 30 metros dos painéis. Os engenheiros decidiram, então, que a estrutura estava condenada e não havia reparos possíveis.

Imagem de 11 de agosto mostra os danos causados por cabo rompido. Foto: Observatório de Arecibo via AP
Imagem de 11 de agosto mostra os danos causados por cabo rompido. Foto: Observatório de Arecibo via AP

O radiotelescópio deixou seu legado para a ciência e seus dados continuarão arquivados para que pesquisadores possam usá-los. Petições online pedem sua reconstrução, possibilidade que será analisada pelo Observatório de Porto Rico.

Imagem mostra o radiotelescópio danificado no Observatório de Arecibo, em Porto Rico, no dia 17 de novembro de 2020
Imagem mostra o radiotelescópio danificado no Observatório de Arecibo, em Porto Rico, no dia 17 de novembro de 2020 — Foto: Imagem de satélite / Maxar Technologies via AP

Fontes: G1, G1, Uol.

Leia também: Telescópio com espelho de 39 metros de diâmetro está em construção no Chile

O que achou do vídeo? Deixe nos comentários.

Engenharia 360

Rafael Panteri

Estudante de Engenharia Elétrica no Instituto Mauá de Tecnologia. Parte da graduação em Shibaura Institute of Technology - Japão.

Comentários