Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Veja os primeiros metros percorridos por Perseverance em Marte

por Rafael Panteri | 09/03/2021

O robô da NASA, Perseverance, começou a dar os primeiros "passos" no solo de Marte

O rover Perseverance, da NASA, pousou em Marte no dia 18 de fevereiro. Duas semanas depois, o robô deu seus “primeiros passos”. A distância percorrida foi de aproximadamente 6,5 metros, o que para os cientistas da Agência Espacial Americana é um grande feito.

No primeiro dia em Marte, Perseverance ficou em modo repouso para recarregar suas baterias. Desde então, realiza diversos testes para avaliar seu funcionamento. “Nesta semana, fiz muitas checagens de saúde, me preparando para trabalhar. Risquei muitas tarefas da minha lista, incluindo teste de instrumentos, teste de captura de imagens e a movimentação do meu braço. Estou me aquecendo para uma maratona de ciência“, publicou a conta oficial do robô explorador, no Twitter.

Compilado de imagens com os movimentos de Perseverance

Com todos os testes concluídos, Perseverance estava pronto para o último desafio: um pequeno deslocamento que diria se o robô estaria apto para a missão. Foram quatro metros para frente, uma rotação de 150 graus, para então, retroceder 2,5 metros. Em entrevista coletiva, Anais Zarifian, engenheira do Laboratório de Propulsão da NASA, disse: “nossa primeira viagem foi incrivelmente boa. Agora, estamos seguros de que nosso sistema de propulsão está pronto para funcionar, capaz de nos levar aonde a ciência quiser durante os próximos dois anos”.

O robô possui uma velocidade máxima de 0,01 milhas por horas – cerca de 16 metros por hora. Apesar de parecer um velocidade baixa, para um rover de exploração é considerado alta, superando o antecessor Curiosity – enviado à Marte em 2011. Vídeos e imagens com “pegadas” de Perseverance foram publicados no site da NASA.

Braço mecânico de Perseverance testado em Marte recentemente - imagem do site oficial da NASA
Braço mecânico de Perseverance testado em Marte recentemente – imagem do site oficial da NASA

Agora, a missão é encontrar o melhor local para Perseverance posicionar o helicóptero Ingenuity Mars – um pequeno robô que realizará a primeira missão aérea fora da Terra. Os primeiros testes e medições necessários antes do helicóptero fazer seu primeiro voo deverão ser concluídos antes do verão.

Pequeno robô helicóptero Ingenuity Mars - imagem do site oficial da NASA
Pequeno robô helicóptero Ingenuity Mars – imagem do site oficial da NASA

Fontes: NASA, Perseverance

Leia também: Internatutas descobrem mensagem secreta em paraquedas de Perseverance

O que achou dessa notícia? Deixe nos comentários

Comentários

Engenharia 360

Rafael Panteri

Estudante de Engenharia Elétrica no Instituto Mauá de Tecnologia. Parte da graduação em Shibaura Institute of Technology - Japão.