O rover Perseverance, da NASA, pousou em Marte no dia 18 de fevereiro. Duas semanas depois, o robô deu seus “primeiros passos”. A distância percorrida foi de aproximadamente 6,5 metros, o que para os cientistas da Agência Espacial Americana é um grande feito.
No primeiro dia em Marte, Perseverance ficou em modo repouso para recarregar suas baterias. Desde então, realiza diversos testes para avaliar seu funcionamento. “Nesta semana, fiz muitas checagens de saúde, me preparando para trabalhar. Risquei muitas tarefas da minha lista, incluindo teste de instrumentos, teste de captura de imagens e a movimentação do meu braço. Estou me aquecendo para uma maratona de ciência“, publicou a conta oficial do robô explorador, no Twitter.
Com todos os testes concluídos, Perseverance estava pronto para o último desafio: um pequeno deslocamento que diria se o robô estaria apto para a missão. Foram quatro metros para frente, uma rotação de 150 graus, para então, retroceder 2,5 metros. Em entrevista coletiva, Anais Zarifian, engenheira do Laboratório de Propulsão da NASA, disse: “nossa primeira viagem foi incrivelmente boa. Agora, estamos seguros de que nosso sistema de propulsão está pronto para funcionar, capaz de nos levar aonde a ciência quiser durante os próximos dois anos”.
O robô possui uma velocidade máxima de 0,01 milhas por horas – cerca de 16 metros por hora. Apesar de parecer um velocidade baixa, para um rover de exploração é considerado alta, superando o antecessor Curiosity – enviado à Marte em 2011. Vídeos e imagens com “pegadas” de Perseverance foram publicados no site da NASA.
Agora, a missão é encontrar o melhor local para Perseverance posicionar o helicóptero Ingenuity Mars – um pequeno robô que realizará a primeira missão aérea fora da Terra. Os primeiros testes e medições necessários antes do helicóptero fazer seu primeiro voo deverão ser concluídos antes do verão.
Fontes: NASA, Perseverance
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Leia também: Internatutas descobrem mensagem secreta em paraquedas de Perseverance
O que achou dessa notícia? Deixe nos comentários
Comentários
Rafael Panteri
Estudante de Engenharia Elétrica no Instituto Mauá de Tecnologia, com parte da graduação em Shibaura Institute of Technology, no Japão; já atuou como estagiário em grande conglomerado industrial, no setor de Sistemas Elétricos de Potência.