O vídeo do pouso do robô Perseverance em Marte, lançado em 22 de fevereiro, animou a comunidade cientifica e os entusiastas da exploração espacial. Esse grande feito emocionou o líder da equipe de pouso, Allan Chen, durante uma coletiva de imprensa. Na entrevista, Chen deu algumas declarações suspeitas que deixaram os internautas intrigados.
“Além de possibilitar ciência incrível, esperamos que os esforços de nossa equipe de engenharia possam inspirar os outros. Por isso, às vezes deixamos mensagens em nossos trabalhos para que outros as encontrem.” Com esse pronunciamento, estava certo de que mensagens secretas e referências, conhecidas como “easter eggs” (do inglês, ovos de Páscoa), estavam escondidas no vídeo.
A comunidade não só aceitou o desafio, como o concluiu em seis horas. Diversas contas do Twitter publicaram a imagem do paraquedas de pouso de Perseverance com um possível padrão de cores.
Utilizando a técnica do sistema binário, os engenheiros da Nasa transformaram as faixas brancas e laranjas em sequências numéricas. Nesse sistema, a ordem dos algarismos “1” e “0” pode ser traduzida como números ou letras. E foi assim que Allan Chen e sua equipe esconderam a mensagem. O círculo externo do paraquedas traz as coordenadas do Laboratório de Propulsão à Jato da Nasa (34º11’58’’N 118º10’31’’ W). Os três círculos internos trazem a mensagem “Dare Mighty Things” (“Ouse coisas grandiosas”, em inglês), lema de equipe do Perseverance.
Adam Steltzner, engenheiro-chefe do rover, confirmou essa solução do enigma em seu Twitter – “Parece que a internet descobriu o código em apenas seis horas. Oh internet, há algo que você não consegue fazer?”
E esse não foi o único “easter egg” de Perseverance: uma das imagens enviadas pelo robô mostra 5 figuras. Essas imagens são representações de todos os rovers que a Nasa já enviou para Marte.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
O que achou dessa mensagem secreta? Deixe nos comentários!
Leia também: Após sete meses de viagem, robô Perseverance pousa em Marte
Fontes: Galileu, Olhar Digital
Comentários
Rafael Panteri
Estudante de Engenharia Elétrica no Instituto Mauá de Tecnologia, com parte da graduação em Shibaura Institute of Technology, no Japão; já atuou como estagiário em grande conglomerado industrial, no setor de Sistemas Elétricos de Potência.