Entrou em funcionamento a Ivanpah Solar Electric Generating System, a maior usina solar de energia do mundo que tirou o título que antes pertencia a Shams 1. E adivinha? Ela pertence à Google, juntamente com outras duas empresas: NRG Energy e BrightSource Energy, e localiza-se na Califórnia, nos EUA.
A usina, que abrange um terreno de 13 km², conta com 300 mil espelhos para coletar a luz solar e possui capacidade bruta de produção de 392 megawatts de energia, o que é quase quatro vezes maior que Shams 1, em Abu Dhabi, capaz de gerar 100 megawatts de energia. Tudo isso será suficiente para abastecer cerca de 140 mil casas da Califórnia.
Pensando no lado ambiental da história, os domicílios atendidos por essa energia deixarão de gerar 400 mil toneladas métricas de CO2 por ano, o equivalente a remover 72 mil veículos das ruas. Já imaginou a proporção da usina?
Veja Também: Conheça a usina solar flutuante do Brasil
LEIA MAIS
Comentários
Larissa Fereguetti
Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.