Engenharia 360

Usina de carvão dá lugar a complexo sustentável na Austrália

Engenharia 360
por Eduardo Mikail
| 04/02/2013 | Atualizado em 24/05/2022 2 min

Usina de carvão dá lugar a complexo sustentável na Austrália

por Eduardo Mikail | 04/02/2013 | Atualizado em 24/05/2022
Engenharia 360

O escritório australiano de arquitetura NAAU desenvolveu o projeto de revitalização de um bairro em que hoje está localizada uma fábrica de carvão. A ideia é deixar o local mais bonito, sustentável e torná-lo uma referência em energia limpa.

australia | sustentável

Apelidado de “Paisagens Cultivadas”, o projeto foi desenvolvido para o concurso “Cidades em transformação – Futuro de baixo carbono” e oferece uma proposta alternativa ao Latrobe Valley, em Melbourne (Austrália). Entre as modificações, alguns destaques são: inclusão de sistemas limpos de produção energética, agricultura sustentável e ecoturismo.

australia

A usina de carvão, instalada atualmente no local, já tem prazo para deixar de funcionar. Conforme informações divulgadas no Inhabitat, as portas da fábrica deverão ser fechadas até 2030. A partir daí a região passará por modificação e recuperação total.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo
australia

Os arquitetos explicam que não se trata apenas de reverter as condições atuais para modelos mais naturais. Através da reutilização das estruturas existentes, o bairro será sustentável, ao mesmo tempo em que terá a sua história preservada.

australia

A proposta inclui o uso de energia solar e geotérmica, que seriam conectadas através da rede local. Além disso, novas práticas de agricultura seriam levadas à região, principalmente para incentivar a produção de alimentos a serem comercializados localmente. Para finalizar, a nova “Paisagem Cultivada” deve ganhar características culturais e turísticas, pela implantação de acampamentos, escolas e espaços para a prática de esportes ao ar livre. Com informações do Inhabitat.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

 Via

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil e empresário, tem o empreendedorismo como estilo de vida. Já trabalhou em uma das maiores construtoras do país e hoje é sócio-fundador da Mikail Engenharia, além do portal Engenharia360.com, um dos pioneiros e maiores veículos especializados no Brasil. É formado também em Administração com especialização em Marketing pela ESPM. Adora viajar e adquirir conhecimento, pois acredita que é a maior riqueza do ser humano.

Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo