Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Evreka: soluções inteligentes para coleta de lixo

por Kamila Jessie | 04/07/2019
Copiado!

Conheça Evreka, a empresa que propôs um sistema de coleta inteligente para o gerenciamento de resíduos em smart cities.

evreka
Imagem: evreka.co

Antes de apresentar a solução para coleta de lixo proposta pela Evreka, é importante apontar a fonte geradora dos resíduos: a gente. Como somos muitos, geramos muito lixo. Ok, mas quanto?

Segundo as Nações Unidas, mais de 83 milhões de pessoas são adicionadas à população mundial a cada ano. Isso resulta em aumentar a pressão sobre os recursos naturais limitados do planeta e afeta negativamente o meio ambiente.

Em números, a tendência mostra que isso aumentará nos próximos anos. Em 2025, a população mundial será de mais de 8 bilhões de pessoas. Por volta de 2050, poderia chegar a 9,8 bilhões e, em 2100, atingir 11,2 bilhões de pessoas.

Logicamente, um aumento na população significa um aumento no descarte de coisas e na produção de lixo. Ainda de acordo com as Nações Unidas, são produzidas 2,12 milhões de toneladas de lixo por ano.

Por causa disso, em vez de deixarmos que o Thanos assuma o gerenciamento da vida das pessoas, empresas como a Evreka estão surgindo, para gerenciar o lixo que elas produzem.

Evreka traz algumas soluções:

A Evreka é uma empresa de coleta inteligente de lixo que fornece hardware e software como serviço. A companhia, fundada por um grupo de engenheiros, tem sua matriz na Turquia e alguns escritórios espalhados pelo mundo.

A empresa trabalha com o desenvolvimento de tecnologias de alto padrão baseadas no conceito de smart city para ajudar a aliviar o problema global de resíduos. A Evreka oferece às cidades uma perspectiva inovadora para soluções de coleta de resíduos de ponta a ponta.

evreka
Imagem: evreka.co

Ao digitalizar o gerenciamento de coleta de lixo e as operações de limpeza da cidade, a Evreka torna esses sistemas altamente eficientes e facilmente rastreáveis. Isso resulta em uma redução significativa de custos, além de economizar tempo e aumentar a satisfação geral dos cidadãos.

Qual a proposta diferencial da Evreka?

A Evreka instala sensores em contêineres de lixo. Esses sensores coletam dados sobre níveis de preenchimento, temperatura, localização e informações de movimento dos recipientes de resíduos.

evreka
Imagem: evreka.co

Graças aos sensores, é possível acompanhar e rastrear as operações em tempo real. Portanto, todas as operações de rota podem ser otimizadas usando o algoritmo de previsão da Evreka e painéis de tela nos veículos.

Além da ligação evidente com o meio ambiente por meio da coleta de lixo, o serviço provê benefícios indiretos. Como um exemplo, pode ser citado o consumo de combustível dos veículos, que é reduzido pelas rotas inteligentes, assim como as emissões de carbono, que podem diminuir em até 55%. O resultado é uma operação de coleta de resíduos mais eficiente e ambientalmente correta, adequada e necessária para a criação de cidades inteligentes.

evreka
Imagem: evreka.co

Apesar das vantagens do sistema, incutir uma visão global mostra que muito trabalho ainda precisa ser feito. “Não é apenas a coleta de resíduos, mas também todo o ciclo de vida da produção para reutilizar para reciclagem”, diz Umutcan Duman, da Evreka, enquanto a empresa continua sua missão de melhorar a gestão de resíduos para uma melhor qualidade de vida nas cidades do futuro.

Nesse sentido, além dos desafios de gestão que as engenharias ambiental e civil têm de lidar, sabemos que há a necessidade de investir também em reciclagem. A gente já apresentou aqui algumas alternativas para o aproveitamento de lixo produzido, mas sabemos o tamanho do problema.

Fonte: Interesting Engineering.

Copiado!
Engenharia 360

Kamila Jessie

Engenheira ambiental e sanitarista, MSc. e atualmente doutoranda em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo. http://orcid.org/0000-0002-6881-4217

Comentários