Engenharia 360

ZERO carros com motores a combustão depois de 2035, é o que decidiu a UE

Engenharia 360
por Redação 360
| 31/10/2022 | Atualizado em 03/05/2024 3 min
Imagem reproduzida de Notícias ao Minuto

ZERO carros com motores a combustão depois de 2035, é o que decidiu a UE

por Redação 360 | 31/10/2022 | Atualizado em 03/05/2024
Imagem reproduzida de Notícias ao Minuto
Engenharia 360

Estamos a um segundo do apocalipse ambiental; e, sim, é culpa do ser humano! Destratamos demais o meio ambiente; consumimos além do possível; e, durante anos, não ligamos para as consequências. Agora, estamos correndo atrás do atraso. Será que vamos conseguir? Infelizmente, só o tempo dirá! Ideias para amenizar os impactos já foram lançadas - aos montes. Mas já deveríamos ter as colocado em prática. Bom, pelo menos a União Europeia já decidiu abolir de vez a comercialização de motores a combustão em seu território depois de 2035.

motores a combustão
Imagem reproduzida de Notícias ao Minuto

O porquê da proibição

Esta decisão foi tomada com base no acordo provisório sobre reduções de CO2 lançado dia 27 de outubro deste ano em Bruxelas - com aprovação final ainda pendente pelos países membros do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia. A ideia é cumprir o que foi chamado de "Fit for 55", um plano para redução das emissões prejudiciais ao clima em 55% - com base no que tínhamos nos anos de 1990 - até 2030 e alcançar a neutralidade climática até 2050. E entra nisso a meta de 100% de veículos com emissão zero em 2035 com fases intermediárias entre 2025 e 2030.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

motores a combustão
Imagem reproduzida de Blog Oficinas ZF PROTECH

Este é um passo importante para a União Europeia cumprir sua promessa de neutralizar suas emissões de gases-estufa até o meio do século - meta hoje, aliás, ameaçada em razão da crise energética em torno da guerra na Ucrânia.

Veja Também: Engenharia Automotiva: qual o futuro da mobilidade para 2025, 2030 e 2050?

O que diz o acordo da UE

Esta negociação é considerada histórica - anunciado às vésperas da COP 27, conferência climática da ONU que começa no dia 6 de novembro, no Egito. Agora as montadoras devem atingir um corte de 100% nas emissões de CO2 em novos veículos até 2035. Na prática, isso proibiria a venda de carros e vans novos movidos a gasolina ou diesel no bloco de 27 países. Seria 55% a menos de poluição gerada pelas fabricantes. Este pode ser o início de uma grande transição para o continente e o mundo!


A saber, atualmente, os carros respondem por 12% de todas as emissões de CO2 no bloco da União Europeia. Enquanto isso, o transporte em geral responde por cerca de um quarto. O lado bom é que 12% dos automóveis zero km vendidos hoje no bloco são elétricos.

veiculos elétricos
Imagem reproduzida de Revista Carro

Fontes: UOL, Globo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo