Engenharia 360

LG e Samsung apresentam TVs transparentes que podem revolucionar o mercado de televisores

Engenharia 360
por Redação 360
| 10/01/2024 | Atualizado em 24/01/2024 4 min
Imagem reproduzida de Engadget via Olhar Digital

LG e Samsung apresentam TVs transparentes que podem revolucionar o mercado de televisores

por Redação 360 | 10/01/2024 | Atualizado em 24/01/2024
Imagem reproduzida de Engadget via Olhar Digital
Engenharia 360

Entre os dias 9 e 12 de janeiro de 2024 está sendo realizada a CES 2024, nova edição da maior feira de tecnologias do mundo. E as fabricantes LG e Samsung aproveitaram a ocasião para lançar suas primeiras TVs transparentes, que se assemelham a placas de vidro quando desligadas. Essa nova tecnologia está ganhando força no mercado e promete abrir novas possibilidades de exibição de imagens. Continue lendo este texto do Engenharia 360 para saber mais!

Tecnologias de TVs transparentes na CES 2024

As TVs transparentes são, obviamente, diferentes das TVs convencionais disponíveis no mercado atual. E vale destacar que as tecnologias OLED e MICRO LED podem ser usadas para criar essas TVs transparentes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os novos modelos de TVs transparentes podem ser feitos de materiais transparentes como vidro ou plástico. Os LEDs orgânicos ou microscópicos são instalados atrás da tela. E quando ligados, eles emitem luz que passa pela tela transparente, ficando as imagens visíveis do outro lado.

TVs transparentes na CES 2024
Imagem divulgação LG via CanalTech
TVs transparentes na CES 2024
Imagem de Léo Müller em CanalTech

Diferença entre OLED e MICRO LED

OLED é uma tecnologia de exibição que usa LEDs orgânicos para geração de luz. Nesse caso, cada pixel da tela é um LED que pode ser ligado e desligado individualmente, permitindo a apresentação de contrastes infinitos, além de imagens em cores mais vivas e vibrantes. Já a MICRO LED é uma tecnologia de exibição que usa LEDs microscópicos para geração de luz, que de modo semelhante permite o controle individual dos pixels, mas com uma vida útil mais longa.

Experiência de visualização das Tvs transparentes

As TVs transparentes oferecem uma experiência de visualização única. Espera-se que elas possam ser usadas em diversas aplicações. Por exemplo, como divisórias ou paredes transparentes em escritórios, salas de reuniões ou salas de casas, exibindo comerciais ou sinalização digital, notícias, previsão do tempo e mais, ou ainda a programação convencional dos canais de TVs. A ideia é que os espectadores vejam o conteúdo da tela sem serem bloqueados pela mesma.

TVs transparentes na CES 2024
Imagem divulgação LG via CanalTech
TVs transparentes na CES 2024
Imagem divulgação LG via CanalTech

Veja Também: Tecnologia de Projeção de Imagens: Como funcionam as TVs a Laser?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Novidades das marcas LG e Samsumg

Na CES 2024, a LG apresentou a TV OLED transparente Signature, de 77 polegadas, que funciona sem fios. Ela é composta por duas camadas, com película de contraste para ajuste de nível de transparência, e com conteúdo de áudio e vídeo transmitido via wireless, por meio do dispositivo Zero Connect Box. Outra novidade da empresa é que alguns de seus modelos de TVs passarão a contar com sistema operacional webOS atualizado.

Já a Samsung apresentou na CES 2024 uma tela Micro LED transparente, com visual cristalino, semelhante a um vidro, cujo design não apresenta junções e refração da luz. A mesma vem com pequeno chip que auxilia na exibição de imagens mais nítidas e sem obstruções.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Outra novidade compartilhada pela Samsung são as novas Smart TVs OLED e Neo QLED, de extrema qualidade tecnológica, com resolução até 8K, combinando tecnologias de pontos quânticos com a retroiluminação Mini LED. E, para concluir, o processador TV NQ8 AI Gen3, com unidade de processamento neural (NPU) duas vezes mais rápida que seu antecessor.

Veja Também:


Fontes: CNN Brasil.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo