As resinas e os elastômeros são dois produtos muito presentes no dia a dia, embora a gente nem sempre saiba ou perceba. Mais do que isso, são materiais fundamentais em boa parte dos processos industriais.
Nesta matéria especial, desenvolvida em parceria com a Shimtek, vamos explicar um pouco mais os conceitos, aplicações e vantagens de cada um deles. Confira!

Resinas bi-componentes têm vantagens como um fácil manuseio, aderência em vários substratos, e o fato de o processo de cura ser feito à temperatura ambiente e mínima contração. Há também variedade de cores dos produtos.
Outras características são que a dureza, a densidade, viscosidade e até mesmo o tempo de manuseio podem ser regulados, e mais uma vantagem é o fato de proporcionar baixa exotermia, ou seja, liberação de calor.
Resinas Eletrônicas
As resinas eletrônicas são usadas para o encapsulamento, isolamento e proteção de componentes elétricos. Tais características são muito importantes, uma vez que em um circuito elétrico a resina atua como uma forte proteção contra condições do ambiente, como umidade, de vibração e de choques (físicos ou térmicos).

A vedação proporcionada pela resina leva a um melhor resultado e desempenho dos circuitos, mesmo com condições externas que sejam, a princípio, desfavoráveis.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Resinas Adesivas
A Shimtek ® possui as resinas adesivas com maior finalidade de adesão em filtros (principalmente em filtros absolutos e filtros automotivos), e também, é claro, em telhas do tipo sanduíche. As resinas também são usadas em adesivos, colas, selantes e aglomerantes, a partir de sistemas de poliuretano mono ou bi-componentes, e podem ser usados em aplicações de diversos tipos de segmentos como adesivos, cola, aglomerantes, entre outros.

Elastômeros
Já voltados à Engenharia estão os elastômeros, poliuretanos com peças que apresentam uma estrutura micro celular. Estes polímeros possuem propriedades elásticas e são obtidos geralmente após um processo chamado reticulação polimérica, em que cadeias de polímeros são interligadas por ligações covalentes.


As características dos elastômeros variam, podendo apresentar diferentes durezas, resistência a solventes e processos abrasadores. Por conseguirem suportar grandes deformações, podem ser injetados de variadas formas, com flexibilidade de utilização.

Sua utilização é variada: a aplicação dos elastômeros ocorre em molas, rodas, réguas para guilhotinas, lençóis de borracha (utilizados na indústria em peças técnicas e na manutenção industrial), cilindros de impressão, cintas, rolos para siderurgia, coxins, gaxeta (utilizada na vedação, evitando diferentes vazamentos em processos industriais), peças para mineração e tarugos (objeto usado na laminação, em processos siderúrgicos), para citar alguns.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO


A Shimtek
A empresa, localizada em Itupeva, no interior de São Paulo, oferece produtos para os mais diferentes processos industriais. Fundada em 1985, conta com o certificado ISO 9001:2015 e tem forte atuação na engenharia civil e eletrônica. Saiba mais.
Vale lembrar que a Shimtek é a única distribuidora dos sistemas de espumas da DOW Química.
Comentários

