Engenharia 360

Tudo o Que Você Precisa Saber Octanagem de Combustíveis

Engenharia 360
por Redação 360
| 22/08/2023 | Atualizado em 24/08/2023 3 min
Imagem de Freepik

Tudo o Que Você Precisa Saber Octanagem de Combustíveis

por Redação 360 | 22/08/2023 | Atualizado em 24/08/2023
Imagem de Freepik
Engenharia 360

Antes de explicar sobre o significado da octanagem de combustíveis, precisamos destacar que, a partir de janeiro de 2022, foi decretado pela ANP que a gasolina comum aqui no Brasil passaria a ter um mínimo de 93 RON (Número de Octanas Pesquisa). A saber, até então, a gasolina comum no país tinha um mínimo de 87 RON, e já foi elevada para 92 RON em 2020, buscando se alinhar a padrões internacionais.

Octanagem de Combustíveis
Imagem reproduzida de FT Education
Octanagem de Combustíveis
Imagem reproduzida de InfoEscola

Por que precisamos saber disso? É que a octanagem de um combustível pode interferir na resistência à pressão e temperatura na câmara de combustão dos veículos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ou seja, isso afeta diretamente as potências dos motores e seu desempenho, influenciando a capacidade deles de resistir à detonação. Lembrando que o funcionamento do motor de carro envolve explosões dentro dos cilindros, onde a mistura de ar e combustível é comprimida, gerando energia mecânica que impulsiona o carro.

Quer entender mais sobre octanagem de combustíveis? Então, continue lendo este texto do Engenharia 360!

Veja Também:

Amônia Verde: África do Sul Investe em Mega Projeto para Combustível Marítimo Sustentável

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como a octanagem de combustíveis afeta a potência do motor dos veículos?

A escolha da octanagem certa é essencial para garantir o funcionamento adequado e a longevidade do motor do veículo.

Valos às explicações! A octanagem é um índice que mede a resistência do combustível à pressão e temperatura dentro da câmara de combustão do motor. Quanto maior a octanagem, maior a capacidade do combustível de resistir à detonação prematura. Isso é especialmente relevante em motores de alta compressão e potência, como os encontrados em carros esportivos ou importados. Resumindo, motores mais potentes exigem combustíveis com maior octanagem para evitar a "batida de pino", que é uma pré-ignição indesejada na câmara de combustão.

Octanagem de Combustíveis
Imagem de peoplecreations
em Freepik

No funcionamento do motor, as explosões ocorrem dentro dos cilindros, empurrando os pistões e gerando energia mecânica que movimenta o veículo. A taxa de compressão da mistura ar-combustível afeta a potência do motor, pois uma taxa de compressão maior resulta em explosões mais fortes e, consequentemente, mais potência. Enfim, a qualidade do combustível, incluindo a octanagem, está diretamente ligada a esse processo.

Como a octanagem do etanol difere da gasolina?

A octanagem da gasolina se difere da octanagem do etanol, sim! Isso acontece devido à resistência que cada combustível possui à pressão e temperatura na câmara de combustão do motor.

Octanagem de Combustíveis
Imagem reproduzida de InfoEscola

Como pode-se imaginar, a octanagem influencia o consumo de combustível, uma vez que motores mais eficientes podem aproveitar melhor a energia do combustível de maior octanagem. No caso, a densidade da gasolina está relacionada à quantidade de combustível puro em cada litro do produto final. Uma densidade mais baixa pode indicar uma maior proporção de compostos leves que podem afetar a octanagem e o desempenho do combustível.

Veja Também: Qual a forma adequada de transportar líquidos utilizados na Engenharia?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O que acontece se abastecer um carro com gasolina de octanagem inadequada?

Vamos pegar como exemplo os carros flex. Eles ajustam o ponto de ignição com base na resistência do combustível à detonação. Então, usar gasolina de baixa octanagem pode resultar em batida de pino, danos ao motor e consumo excessivo de combustível. Por isso, é importante seguir as recomendações do manual do proprietário ao escolher o combustível.

Octanagem de Combustíveis
Imagem reproduzida de O POVO

Veja Também:


Fontes: ALE, O Estadão, Portal do Trânsito.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo