Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Tudo o que você precisa saber sobre Engenharia de Qualidade

por Redação 360 | 09/01/2017 | Atualizado em 11/05/2022

A engenharia possui mais de 30 graduações certificadas pelo CREA e é bem comum recebermos dúvidas dos usuários sobre algumas especializações. A Engenharia de Qualidade é uma delas. Se você quer saber como é esse curso, quais as atividades desse profissional e como é o mercado de trabalho, esse post é pra você. Confira!

Fonte: Shutterstock. - Engenharia de Qualidade
Fonte: Shutterstock.

O que é Engenharia de Qualidade

A Engenharia de qualidade é responsável pela padronização, otimização e controle da qualidade dos processos realizados pela empresa e está presente na maioria das grandes empresas industriais do Brasil e do mundo. Manter as certificações, normas e especificações técnicas exigidas pela empresa são algumas das principais responsabilidades do profissional com esta formação.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Todas as grandes empresas possuem os processos determinados como críticos mapeados e estes devem ser controlados afim de evitar desperdícios, improdutividade e consequentemente prejuízos. É função da área da qualidade desenvolver testes, normas, padrões e procedimentos que mantenham o cumprimento das exigências requeridas para estes processos ou produtos.

As atividades do profissional

A Engenharia de Qualidade possui dois principais segmentos de atuações: na área de Auditoria da Qualidade, onde irá atuar com certificações de normas, ou no Controle da Qualidade, controlando a realização de inspeções em produtos ou coletando amostras para análises de processos. Ambas as áreas necessitam de um perfil técnico, dedicado a desenvolver regras e procedimentos de controle para os processos.

As matérias do curso

Entre as principais matérias do curso de Engenharia de Qualidade, estão a gestão de qualidade, ferramentas da qualidade, controle estatístico de processos, inspeção e testes em processos e produtos, custos da qualidade e gestão de projetos, desenvolvimento de novos produtos, metrologia e melhoria continua.

Fonte: Shutterstock. - Engenharia de Qualidade
Fonte: Shutterstock.

O mercado de trabalho

A competitividade das empresas requer uma grande produtividade dos processos e isto faz com que a demanda por este profissional esteja em crescimento – principalmente nos setores de construções de portos, refinarias, plataformas marítimas e industrias minerais. Tais áreas requerem grandes especificações e normas técnicas de ensaios em estruturas e equipamentos de grande porte.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Onde estudar

Diversas instituições oferecem esse curso, como pós-graduação ou MBA. Algumas delas são: USP, Anhanguera, PUC, Unisal, IPOG e USF.

Veja Também: Me formei, e agora? | Engenharia Física: aplicação de princípios e conhecimentos em equipamentos, produtividade e qualidade

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.