A engenharia possui mais de 30 graduações certificadas pelo CREA e é bem comum recebermos dúvidas dos usuários sobre algumas especializações. A Engenharia de Qualidade é uma delas. Se você quer saber como é esse curso, quais as atividades desse profissional e como é o mercado de trabalho, esse post é para você. Confira!
O que é Engenharia de Qualidade
A Engenharia de qualidade é responsável pela padronização, otimização e controle da qualidade dos processos realizados pela empresa e está presente na maioria das grandes empresas industriais do Brasil e do mundo. Manter as certificações, normas e especificações técnicas exigidas pela empresa são algumas das principais responsabilidades do profissional com esta formação.
Todas as grandes empresas possuem os processos determinados como críticos mapeados e estes devem ser controlados afim de evitar desperdícios, improdutividade e consequentemente prejuízos. É função da área da qualidade desenvolver testes, normas, padrões e procedimentos que mantenham o cumprimento das exigências requeridas para estes processos ou produtos.
As atividades do profissional
A Engenharia de Qualidade possui dois principais segmentos de atuações: na área de Auditoria da Qualidade, onde irá atuar com certificações de normas, ou no Controle da Qualidade, controlando a realização de inspeções em produtos ou coletando amostras para análises de processos. Ambas as áreas necessitam de um perfil técnico, dedicado a desenvolver regras e procedimentos de controle para os processos.
As matérias do curso
Entre as principais matérias do curso de Engenharia de Qualidade, estão a gestão de qualidade, ferramentas da qualidade, controle estatístico de processos, inspeção e testes em processos e produtos, custos da qualidade e gestão de projetos, desenvolvimento de novos produtos, metrologia e melhoria contínua.
O mercado de trabalho
A competitividade das empresas requer uma grande produtividade dos processos e isto faz com que a demanda por este profissional esteja em crescimento - principalmente nos setores de construções de portos, refinarias, plataformas marítimas e industrias minerais. Tais áreas requerem grandes especificações e normas técnicas de ensaios em estruturas e equipamentos de grande porte.
LEIA MAIS
Onde estudar
Diversas instituições oferecem esse curso, como pós-graduação ou MBA. Algumas delas são: USP, Anhanguera, PUC, Unisal, IPOG e USF.