Engenharia 360

Engenharia Física: a importância da aplicação de princípios e conhecimentos em equipamentos, produtividade e qualidade

Engenharia 360
por Redação 360
| 08/03/2022 | Atualizado em 03/05/2024 2 min
Imagem reprodução da Faculdade Litorânea – WordPress

Engenharia Física: a importância da aplicação de princípios e conhecimentos em equipamentos, produtividade e qualidade

por Redação 360 | 08/03/2022 | Atualizado em 03/05/2024
Imagem reprodução da Faculdade Litorânea – WordPress
Engenharia 360

Depois de 5 anos cursando o bacharelado em Engenharia Física - onde foi possível ver disciplinas de matemática, física, química, computação e estatística, além de administração, economia, materiais, produção e além -, o profissional está pronto para o mercado. Mas você realmente consegue entender o que esse engenheiro faz? Pois saiba que sua pesquisa e atuação científica é bastante importante em nossa sociedade. Saiba mais no texto a seguir!

Engenharia Física
Imagem reprodução da TecMundo

A aplicação do conhecimento de Engenharia Física, na prática

Os engenheiros físicos utilizam o seu conhecimento na pesquisa e desenvolvimento de materiais e novas tecnologias. Tentando resumir, diríamos que seu trabalho faz praticamente uma ponte entre a pesquisa científica pura e a sua aplicação tecnológica. Por fim, isso acaba fazendo a diferença em setores como produção de componentes eletrônicos e elementos para sondas e exploração de diagnósticos. 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Outros que se beneficiam do conhecimento dos engenheiros físicos são os médicos e biomédicos que utilizam os equipamentos por eles desenvolvidos – no caso daqueles que utilizam raios lasers. E ainda devemos destacar as indústrias química e petroquímica, onde estes engenheiros se envolvem em projetos e testes de novos produtos.

Engenharia Física
Imagem reprodução da Técnico Lisboa - Universidade de Lisboa

As áreas de atuação dos engenheiros físicos

Claro que depois de formado, o engenheiro físico precisa ter seu registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) para poder exercer a profissão. Mas, depois disso, ele pode fazer muita coisa no mercado de trabalho. Veja os exemplos!

  • Planejamento e gerenciamento da produção de componentes eletrônicos empregados em exploração de diagnóstico nas áreas médicas.
  • Desenvolvimento de novas tecnologias na área de transmissão de dados.
  • Desenvolvimento de equipamentos e outros componentes para transmissão de energia elétrica, solar ou nuclear.
  • Criação de dispositivos que utilizam cerâmicas supercondutoras.
  • E projetos e ampliações de dispositivos de instrumentação óptica que utilizam raios lasers empregados na realização de diagnósticos e pesquisas biomédicas.
Engenharia Física
Imagem reprodução da Orientu

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo