O setor de engenharia de microscopia acaba de dar um grande salto! Foi lançada recentemente a tecnologia lente iMicro Q3p, uma mini lente projetada para transformar smartphones em microscópios de alta precisão, ideal para uso científico e acadêmico. O dispositivo portátil, leve (menos de 0,5 gramas), fácil de transportar, de design compacto e com diversas funcionalidades avançadas, é capaz de ampliar objetos até 1200 vezes. Continue lendo este artigo do Engenharia 360 para saber mais!
A revolução na microscopia portátil
O iMicro Q3p é um tipo de microscópio portátil, com dimensões reduzidas (de apenas meia polegada ou 1,27 cm), compatíveis para ser fixado à lente de uma câmera de qualquer smartphone. O mesmo utiliza milhares de nanossucções (ventosas), como patas de lagartixa, para se aderir à lente dos celulares - por isso é que consegue ser compatível com uma gama tão vasta de modelos, incluindo Androides e iPhones.
O destaque maior desta tecnologia é a combinação de ampliação óptica com o zoom digital do próprio telefone, o que garante capturas detalhadas de estruturas submicrônicas. E o polarizado integrado ajuda a melhorar o contraste e a qualidade cromática das imagens, facilitando a análise de cristais e minerais.
As funcionalidades inovadoras do iMicro Q3p
As características do iMicro Q3p permitem que a nova tecnologia supere as capacidades da maioria das lentes macro disponíveis no mercado - sem contar que seu custo é mais baixo. Sem dúvidas, sua lente polarizadora é o maior diferencial, permitindo controle melhor da iluminação que passa pelos objetos analisados, aumentando a clareza e o contraste das imagens. Todos esses ajustes são especialmente úteis para análise de estruturas cristalinas e minerais.
Ademais, vale citar que o kit do iMicro Q3p acompanha suporte de focalização e micrômetro para medições precisas, além de aplicativo i-Seeing, que calibra e otimiza as análises. Assim sendo, o novo dispositivo se torna uma ferramenta versátil para diversas aplicações!
Observação: Apesar de todas as vantagens anteriormente listadas, a resolução do iMicro Q3p ainda é inferior a microscópios laboratoriais avançados.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
As possíveis aplicações práticas para o iMicro Q3p
Segundo os desenvolvedores do iMicro Q3p, em princípio, a tecnologia seria voltada ao uso educacional, em salas de aula, para observação de células, tecidos e outros materiais biológicos. Também em ambientes industriais, onde a visualização detalhada de componentes e materiais é crucial. Ou ainda por entusiastas pelas ciências, para exploração do mundo microscópio em casa ou ao ar livre.
A perspectiva dos engenheiros é que, com o novo dispositivo, se tenha um pouco mais de democratização da ciência! Até porque, diferente dos equipamentos laboratoriais tradicionais, caros e inacessíveis para muitos, essa inovação poderia ser adquirida por qualquer pessoa de forma prática e econômica. A saber, o preço de venda estimado para o iMicro Q3p é R$ 195,00 ou cerca de U$ 39,00 (dados de 2024).
O futuro da microscopia portátil
O iMicro Q3p é a sexta geração da série iMicro. Neste momento, a meta inicial de vendas já superou as expectativas e atraiu muita a atenção do público, isso por conta do financiamento coletivo Kickstarter. Os primeiros dispositivos devem ser entregues ainda neste ano, após o lançamento oficial da campanha em 16 de dezembro.
Talvez esse seja só o começo de uma grande revolução no campo da microscopia, transformando a maneira como enxergamos o mundo ao nosso redor, ampliando os horizontes da observação e impactando como as ciências são ensinadas e aplicadas. Aguardemos os próximos capítulos dessa história!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja Também: Engenharia e biologia: uma outra forma de olhar as células
Fontes: Olhar Digital.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.