A’seedbot, este é o nome do pequeno e fascinante robô autônomo criado por Mazyar Etehadi. Parece até utopia, mas a ideia do pesquisador era conseguir converter o solo arenoso e inabitável do deserto que conhecia em uma paisagem verdejante. Ele entende que a desertificação é um grave problema que temos em várias partes do nosso mundo e que a causa de triste fenômeno são:
⦁ as práticas agrícolas,
⦁ a mineração,
⦁ as mudanças climáticas e o uso excessivo da terra.
Sim, a desertificação é, portanto, uma questão muito complexa – de entender e de reverter! Só que Mazyar não quer desistir de lutar contra este mal! O designer do Instituto Dubai de Design e Inovação usou seu projeto de graduação para apresentar uma ideia de um robô que pudesse plantar sementes no deserto. Tal equipamento seria equipado com painéis solares, sistema de navegação, sensor de umidade do solo, sensor de distância, pernas de hélice e conexão com computador para envio de relatórios e dados estatísticos.
A proposta é que entidades governamentais, agricultores e qualquer outro indivíduo possa se interessar e adquirir o minúsculo robô. O mesmo seria usado para varrer terrenos desérticos durante à noite em busca de áreas para plantar; já o dia serviria para carregar seus mecanismos internos. E aí, o que acha dessa solução? Escreva nos comentários!






Veja Também: Saiba como uma australiana usará drones para combater o desmatamento ilegal
Fontes: Designboom.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Redação 360
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.