Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Transformação digital já é prioridade em 72% das empresas de construção civil no mundo

por Larissa Fereguetti | 13/05/2020
Copiado!

Um estudo global da IDC, chamado “Transformação Digital: O Futuro da Construção Conectada”, encomendado pela Autodesk, mostrou que o setor civil já está pronto para a transformação digital. Cerca de 72% das empresas de construção no mundo acreditam que “a transformação digital é prioridade para promover mudanças necessárias em processos, modelos de negócios e ecossistemas”.

Foram consultados 835 profissionais de construtoras de grande porte em 12 países da Europa, Ásia e Américas (incluindo o Brasil). O objetivo era avaliar a respeito dos desafios da transformação digital do setor de construção.

ilustracao BIM na construção civil
Imagem: pinterest.com

Segundo os resultados, 58% das empresas ainda estão dando os primeiros passos para a inovação, 28% já estão em processo de transformação e 13% já estão em um estágio mais avançado. O Brasil é o país com o menor nível de maturidade dentre os avaliados e está atrasado com relação a tecnologias como Inteligência Artificial, modelagem 3D e Big Data.

Porém, o Brasil também é o país que mais investe em softwares baseados em Building Information Modeling (BIM, uma ferramenta que nós falamos bastante aqui no Engenharia 360), com 53% de adoção dele. O fato pode ser explicado devido ao aumento de parcerias público-priovadas e da pressão para que o BIM seja obrigatório até 2021.

Na liderança dos mais avançados na transformação digital está o Japão, seguido pela Alemanha e pelos Estados Unidos. Com relação ao BIM, a adoção pela Coreia é de 48%, pela Índia de 47% e pela China de 47%.

BIM investimento do brasil gráfico do idc relatorio inovação tecnológica e transformação digital
Gráfico: Relatório IDC, Transformação Digital: O Futuro da Construção Conectada

Bloqueios digitais da transformação digital e o que esperar

A pesquisa também identificou cinco “bloqueios digitais” que são enfrentados pelas empresas durante a implementação da transformação digital. É preciso superá-los para conseguir progredir.

Esses bloqueios são:

  • Criar um plano único que seja estratégico para priorizar a implementação dos investimentos tecnológicos (46% das empresas);
  • Construção de uma arquitetura tecnológica que permita trabalhar com escala (42% das empresas);
  • Estabelecimento de KPIs e métricas para medir o sucesso digital (37% das empresas);
  • Exploração da expertise em tecnologia (36% das empresas);
  • Incorporação de fluxos de trabalho digitais em toda a empresa (29% das empresas).

Daniel-Zoe Jimenes, AVP e Head Transformação Digital da IDC, afirmou que, embora muitas organizações já estejam adotando a construção digital, o setor ainda não incorporou totalmente os benefícios da digitalização devido aos desafios encontrados e que a pesquisa mostra que as soluções de inovação podem ajudar a melhorar seus projetos de construção.

Dustin DeVan, estrategista de construção e evangelista da Autodesk Construction Solutions, afirma que o setor de construção enfrenta a realidade de fazer mais com menos recursos, que é necessário mais infraestrutura e que as empresas devem “abraçar a digitalização e conectar suas equipes, fluxos de trabalho e dados”.

Pedro Soethe, porta-voz da Autodesk Brasil, afirmou que: “Diante do atual cenário mundial, diferentes setores estão adotando processos digitais e se adaptando a essa transição imposta pelas condições do momento. Daqui para frente, teremos que ser mais rápidos nessa adoção, pois vivemos uma nova era que requer processos mais ágeis e assertivos. Na construção civil não é diferente, seu uso se faz emergente para aprimorar análises de projetos, tomadas de decisão e o desempenho do segmento como um todo.”

Confira também nossa entrevista com Pedro Soethe, da Autodesk, sobre BIM no Brasil:

E você, o que acha da transformação digital da construção civil no Brasil? Você acha que caminhamos rumo à inovação tecnológica ou que ainda estamos muito atrasados? Deixe sua opinião nos comentários!

Fonte: Autodesk; IDC.

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários