De poucos anos para cá, as pessoas começaram a se dar conta da importância de incorporar a natureza em projetos de arquitetura e urbanismo. Prova disso é que a caótica Shenzhen - na China, conhecida pelos arranha-céus e alto nível de poluição, em breve irá inaugurar uma torre de base aberta que promete revolucionar o setor.
A cidade é conhecida por ser um centro de inovação e avanço tecnológico e o empreendimento fica localizado na Grande Baía de Guangdong, Hong Kong e Macau. Projetada pela Zaha Hadid Architects, a torre de escritórios abrigará 300 mil pessoas, e também receberá eventos internacionais, como conferências e exposições, além de novas instalações públicas como lojas e restaurantes.
O projeto ainda conta com áreas naturais, como habitats costeiros e espaços botânicos. O objetivo destes ambientes é criar um ambiente mais agradável aos trabalhadores, mas também à cidade. Os pisos curvos interligam as torres e proporcionam mais espaços públicos para os cidadãos.
Shenzhen é quente e úmida, mas as aberturas na construção permitem que o ar natural entre conforme necessário, enquanto os dispositivos de sombreamento ajudam a limitar a entrada de luz. Outras medidas ecológicas incluem reciclagem, energia solar e sistemas de coleta de água e jardins aquapônicos. Que o futuro da arquitetura siga estes passos!
Fonte: My Modern Met
O que você achou do projeto? Deixe sua opinião nos comentários!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Comentários
Gabriela Glette
Jornalista e escritora, Gabriela já passou por grandes sites, como Hypeness e Razões para Acreditar, até que decidiu criar um que só falasse sobre coisas boas e inspirações - o Quokka Mag. Vive na França há mais de 3 anos e tem um gosto especial em falar sobre inovação e sustentabilidade.