No Rio de Janeiro está localizado o incomparável Cristo Redentor, que possui 30 metros de altura e 35 de largura e é conhecido por ser uma das sete maravilhas do mundo moderno. Lá no topo do morro do corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, você já parou para se perguntar como esta imensa estrutura foi construída? Um grupo de especialistas decidiu responder a esta questão lançando uma expedição feita com drones a laser. O mapeamento geoespacial foi realizado com o geoSLAM - drone de última tecnologia que revelou a estátua como nunca vista antes.
No ano de 2021, o Cristo Redentor completa 90 anos, por isso o projeto de restauro iniciado em outubro de 2020 está em plena execução. O objetivo do geoSLAM era criar um gêmeo digital da estátua antes da restauração ser finalizada. A execução do projeto somente foi possível porque a atração está fechada ao público devido à pandemia e ao restauro. Mais de 180 milhões de pontos de dados foram capturados, produzindo um modelo digital abrangente do monumento gigante em apenas 45 minutos.
O resultado é que graças à tecnologia hoje podemos observar a grandiosidade e os detalhes do Cristo Redentor como nunca vimos antes. "As escadas internas e à base de mármore esculpida abaixo dele, estou maravilhado com as capacidades desta tecnologia e a clareza dos dados produzidos. Conseguimos capturar a estátua sob uma luz totalmente nova, que quase ninguém teve o privilégio de ver. Esta é uma das estátuas mais reconhecidas do planeta e um símbolo de esperança para muitos brasileiros de perto e de longe, e estou muito feliz por ter conseguido capturá-la em sua forma atual antes que as obras de restauração começassem. É difícil acreditar que esta estátua tem quase 90 anos, a varredura realmente destaca o nível de detalhe", afirma Gabriel de Barros Praxedes - gerente da América Latina do geoSLAM.
Quem conhece sabe da beleza deste monumento, mas poder observar todos estes detalhes nos dá a dimensão da maestria da construção desta estátua!
Fonte: Design Boom
O que você achou desse feito? Comente!