Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

CANAIS ESPECIAIS


Cientistas usam drones a laser e revelam como o Cristo Redentor foi construído

por Gabriela Glette | 28/01/2021

O objetivo do é criar um gêmeo digital da estátua antes da restauração ser finalizada

No Rio de Janeiro está localizado o incomparável Cristo Redentor, que possui 30 metros de altura e 35 de largura e é conhecido por ser uma das sete maravilhas do mundo moderno. Lá no topo do morro do corcovado, a 709 metros acima do nível do mar, você já parou para se perguntar como esta imensa estrutura foi construída? Um grupo de especialistas decidiu responder a esta questão lançando uma expedição feita com drones a laser. O mapeamento geoespacial foi realizado com o geoSLAM – drone de última tecnologia que revelou a estátua como nunca vista antes.

drones a laser acima do Cristo Redentor no Rio de Janeiro
Imagem: geoSLAM

No ano de 2021, o Cristo Redentor completa 90 anos, por isso o projeto de restauro iniciado em outubro de 2020 está em plena execução. O objetivo do geoSLAM era criar um gêmeo digital da estátua antes da restauração ser finalizada. A execução do projeto somente foi possível porque a atração está fechada ao público devido à pandemia e ao restauro. Mais de 180 milhões de pontos de dados foram capturados, produzindo um modelo digital abrangente do monumento gigante em apenas 45 minutos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

drones a laser acima do Cristo Redentor no Rio de Janeiro
Imagem: geoSLAM

O resultado é que graças à tecnologia hoje podemos observar a grandiosidade e os detalhes do Cristo Redentor como nunca vimos antes. “As escadas internas e à base de mármore esculpida abaixo dele, estou maravilhado com as capacidades desta tecnologia e a clareza dos dados produzidos. Conseguimos capturar a estátua sob uma luz totalmente nova, que quase ninguém teve o privilégio de ver. Esta é uma das estátuas mais reconhecidas do planeta e um símbolo de esperança para muitos brasileiros de perto e de longe, e estou muito feliz por ter conseguido capturá-la em sua forma atual antes que as obras de restauração começassem. É difícil acreditar que esta estátua tem quase 90 anos, a varredura realmente destaca o nível de detalhe”, afirma Gabriel de Barros Praxedes – gerente da América Latina do geoSLAM.

escaneamento do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro
Imagem: geoSLAM

Quem conhece sabe da beleza deste monumento, mas poder observar todos estes detalhes nos dá a dimensão da maestria da construção desta estátua!

escaneamento do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro feito por drones
Imagem: geoSLAM
escaneamento do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro
Imagem: geoSLAM
escaneamento do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro
escaneamento do Corcovado, no Rio de Janeiro

Fonte: Design Boom

O que você achou desse feito? Comente!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Imagem padrão usuário

Gabriela Glette

Jornalista e escritora, Gabriela já passou por grandes sites, como Hypeness e Razões para Acreditar, até que decidiu criar um que só falasse sobre coisas boas e inspirações - o Quokka Mag. Vive na França há mais de 3 anos e tem um gosto especial em falar sobre inovação e sustentabilidade.