Engenharia 360

Conheça o sistema de limpeza oceânica 'The Ocean Clean Up System 001'

Engenharia 360
por Kamila Jessie
| 25/04/2024 | Atualizado em 25/04/2024 3 min
magem de theoceancleanup.com, reproduzida de Casa e Jardim

Conheça o sistema de limpeza oceânica 'The Ocean Clean Up System 001'

por Kamila Jessie | 25/04/2024 | Atualizado em 25/04/2024
magem de theoceancleanup.com, reproduzida de Casa e Jardim
Engenharia 360

O cenário de poluição por plástico vem assumindo dimensões oceânicas (trocadilho intencional) e, com isso, exige medidas na mesma proporção. Nesse contexto, uma organização não-governamental chamada The Ocean Clean Up concebeu um sistema de limpeza oceânica (o System 001), com o objetivo de retirar plástico da superfície do oceano.

A ambição do projeto é levá-lo ao Great Pacific Garbage Patch, o maior depósito de lixo oceânico do mundo. Para isso, estão sendo feitos testes, visando avaliar o potencial da máquina e melhorá-lo. No caso, os profissionais envolvidos são mais de 80 engenheiros, pesquisadores e cientistas, trabalhando diariamente para livrar o oceano do plástico. Saiba mais no texto a seguir, do Engenharia 360!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

The Ocean Clean Up System 001
Imagem reproduzida de theoceancleanup.com/technology theoceancleanup.com/updates/pacific-trials-results-system-001-is-go/

Tecnologia Revolucionária The Ocean Clean Up

O sistema 'The Ocean Clean Up' consiste numa forma tubular e configura uma barreira flutuante em forma de U de 600 metros de comprimento com uma “saia” de três metros de profundidade anexada logo abaixo. A barreira foi projetada de forma sustentável e inteligente para ser impulsionada pelo vento e pelas ondas, a fim de capturar de forma autônoma o resíduo que cruza seu caminho, aproveitando-se das correntes marítimas que conduzem o lixo.

sistema de limpeza oceânica
Imagem reproduzida de theoceancleanup.com/technology

"Devido à sua forma, os detritos são conduzidos para o centro do System 001. Movendo-se ligeiramente mais rápido que o plástico, o sistema atua como um gigante Pac-Man, 'roçando' a superfície do oceano". – explica a organização.

A saber, o objetivo da ONG é expandir o sistema de limpeza oceânica para uma frota de 60 pac-mans devoradores de plástico, o que permitiria remover aproximadamente metade do plástico da Great Pacific Garbage Patch em cinco anos.

Combate à Grande Mancha de Lixo do Pacífico

O System 001 foi lançado em 8 de setembro de 2018. A experiência, em escala real, reforçou o tamanho do desafio e como as intempéries influenciam no projeto.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A implementação de grandes ideias requer grandes esforços. Este primeiro teste do sistema de limpeza oceânica durou quatro meses e foi necessário retorná-lo à costa, mas a equipe segue otimista.

Live disponibilizada no lançamento do sistema de limpeza oceânica.

Testes e Aprendizagens

"O System 001 é o nosso primeiro sistema e planejamos aprender muito com essa nova tecnologia. Durante os quatro meses de implantação, os desafios que enfrentamos nos trouxeram uma maior compreensão do ambiente do Great Pacific Garbage Patch e como nosso sistema se comporta nele. Todos os três turnos coletaram incríveis quantidades de dados que estamos usando agora para melhorar o design de nossa tecnologia. O sistema de limpeza oceânica foi trazido de volta ao porto, mas retornaremos ao Patch com um design melhorado nos próximos meses.", diz The Ocean Clean Up no vídeo de divulgação da primeira missão:

Vídeo resumo da primeira missão.

Veja Também: Conheça o tijolo ecológico RePlast, produzido com plástico retirado dos oceanos

O Futuro da Limpeza Oceânica

O The Ocean Clean Up System 001 é um farol de esperança na luta contra a poluição plástica nos oceanos, mas representa apenas o começo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para alcançar oceanos livres de plástico, é crucial que governos, empresas e indivíduos se unam. Governos podem implementar políticas de redução do plástico descartável e promover a reciclagem. Empresas devem adotar práticas mais sustentáveis e investir em tecnologias de baixo impacto ambiental. Indivíduos podem reduzir o consumo de plástico descartável e adotar hábitos mais ecológicos.

O sucesso da missão de limpar os oceanos depende da ação conjunta e da responsabilidade compartilhada. Juntos, podemos transformar o sonho de oceanos saudáveis em realidade, deixando um legado positivo para as próximas gerações.

Veja Também:


Fontes: The Ocean Clean Up.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Kamila Jessie

Doutora em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (EESC/USP) e Mestre em Ciências pela mesma instituição; é formada em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) com período sanduíche na University of Ottawa, no Canadá; possui experiência em tratamentos físico-químicos de água e efluentes; atualmente, integra o Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CePOF) do Instituto de Física de São Carlos (USP), onde realiza estágio pós-doutoral no Biophotonics Lab.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo