Engenharia 360

Descubra se você tem o perfil para se tornar um engenheiro: Faça o nosso teste agora!

Engenharia 360
por Redação 360
| 24/01/2023 | Atualizado em 26/01/2023 3 min

Descubra se você tem o perfil para se tornar um engenheiro: Faça o nosso teste agora!

por Redação 360 | 24/01/2023 | Atualizado em 26/01/2023
Engenharia 360

As engenharias são algumas das carreiras profissionais mais disputadas no vestibular e também no mercado de trabalho. Talvez o motivo para este interesse seja que os trabalhadores do setor recebem uma elevada remuneração caso apresentem um bom desempenho na carreira. E você, já pensou em ser engenheiro? Mas será que tem perfil para atuar em uma ou mais áreas da engenharia? Não espere obter esta resposta após quatro ou seis anos de graduação!

O texto a seguir faz um resumo das principais características de todo grande engenheiro. Se responder ‘sim’ à maioria ou, até melhor, a todos os tópicos do texto a seguir, então, deve considerar cursar algumas das engenharias. A saber, são possíveis caminhos para você: Construção Civil, Produção Industrial, Desenvolvimento de Sistemas e Hardwares, Projetos Automobilísticos, e Gestão do Meio Ambiente.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Homem com capacete engenheiro
Imagem de Lifestylememory em Freepik

Tenho perfil de engenheiro? | Responda ‘sim’ ou ‘não’!

1. Consigo manter muito bem o foco nos meus estudos

Para resistir à competitividade e garantir sua vaga no mercado de trabalho, eu me jogo nos estudos. Não me preocupando apenas em tirar o diploma de engenheiro, mas pensando também em realizar outros cursos de capacitação ou até especialização. Tudo para valorizar cada vez mais o currículo, me manter atualizado nas tendências do setor, chamar atenção dos recrutadores, e poder, cada vez mais, oferecer serviços inovadores e de alta qualidade aos meus clientes.

2. Sei falar inglês ou estou me esforçando para isto

Me esforço para dominar a língua inglesa, até porque não quero desperdiçar, se acontecer, poder aceitar atuar como engenheiro no exterior ou mesmo ter clientes estrangeiros, me destacando da concorrência. Acredito que a comunicação é algo relevante para o bom andamento dos meus trabalhos. Por isso, acho essencial ler, ouvir e falar em inglês com desenvoltura – até se quiser acompanhar, de forma consistente, as mudanças no setor de engenharia.

3. Tenho uma boa rede de contatos, pois consigo fazer networking

Tento criar minha rede de contatos dentro do setor da engenharia mesmo antes de terminar a faculdade, para conseguir boas oportunidades de estágios por meio de indicações. Para isso, planejo participar de eventos, feiras, seminários, workshops, palestras, etc. Também mantenho um perfil profissional atualizado em plataformas como LinkedIn. E gosto de participar de grupos de discussão para conseguir ganhar mais visibilidade.

4. Valorizo uma comunicação eficaz

Admiro muito quem consegue transmitir suas ideias com clareza e tranquilidade, explicando ideias complexas da forma mais didática possível, e trabalho para conseguir o mesmo. Leio muitos livros, busco capacitação em linguística, faço exercício para manter a calma, e busco conversar bastante com meus colegas. Desse jeito, espero melhorar meu desempenho nas empresas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

5. Me sinto motivado a trabalhar em equipe

Aprecio o apoio de outras pessoas para executar os meus trabalhos. E mais, sinto que tenho habilidade de trabalhar em equipe, sem problemas de convívios com outras pessoas. Também sou flexível a mudanças, sendo capaz de ouvir, com paciência, críticas construtivas e feedbacks de colegas, clientes e colaboradores. Acredito que, administrando quaisquer diferenças que tenho com os outros, sobretudo de pontos de vista, pode atingir mais facilmente as minhas metas.

6. Tenho uma predileção pelas matérias exatas na escola

Sempre gostei das disciplinas de cálculos, com muita afinidade com a Física. E gosto de tarefas envolvendo elaboração e execução de projetos.

7. Gosto de trabalhar com planejamento

Por fim, sou o tipo de pessoa que adora planejar a execução de tarefas, considerando a complexidade do serviço e os recursos materiais, financeiros e humanos disponíveis. Sempre cumpro rigorosamente os prazos. Para mim, organização e o foco em resultados são muito importantes para as atividades serem concluídas com qualidade.


Agora que você já sabe como é o perfil da maioria dos engenheiros, chegou a hora de analisar suas próprias características e ponderar qual a melhor escolha para o seu futuro.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: Faça o teste e descubra qual a é a sua Engenharia [ou se a Engenharia é para você]


Fontes: Faro.Edu.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo