Engenharia 360

Como construir uma carreira de sucesso como Engenheiro Civil?

Engenharia 360
por Redação 360
| 19/01/2023 | Atualizado em 24/01/2023 3 min

Como construir uma carreira de sucesso como Engenheiro Civil?

por Redação 360 | 19/01/2023 | Atualizado em 24/01/2023
Engenharia 360

Qual o primeiro passo para ser um engenheiro civil? Sim, é preciso realizar a faculdade de engenharia – um curso que pode ter de cinco anos de duração, com aulas teóricas e práticas, estágio obrigatório e trabalho de conclusão. Dependendo de onde você for atuar, sobretudo fora do Brasil, pode ser preciso passar por exames de certificação para obter a licença profissional – como para a ordem de engenheiros. E aqui, em território nacional, ter o registro em dia no CREA – o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

Agora, além disso, se quiser ter uma carreira de sucesso como engenheiro civil, pode ser necessário desenvolver diversas habilidades, além de gostar de trabalhar na área, com projetos e soluções técnicas. Mas, se você ainda é um estudante, planeje esta trajetória desde agora. Confira as dicas que compartilhamos a seguir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

E lembre-se: as ações do presente podem impactar o futuro!

engenheiro civil de sucesso
Imagem de Pixabay

Escolha uma boa faculdade

Busque pela melhor instituição possível, com credibilidade, com boa reputação, com currículo que atenda as demandas do mercado, e que ofereça muitas vantagens para os seus alunos – como acesso a laboratórios, biblioteca rica em exemplares técnicos, etc. E desde o começo do curso, já vai pensando em como aproveitar atividades como atividades extraclasses, incluindo iniciações científicas, moldando seu caminho para a especialização que deseja fazer – como, por exemplo, em Engenharia de Produção ou Saneamento.

Aqui vai uma dica importante: consulte o site do MEC o status das instituições pré-selecionadas por você – se elas possuem o curso de Engenharia Civil reconhecida e autorizada, e qual o seu Índice de Qualidade, como o conceito no ENADE – antes de fazer a sua escolha definitiva!

Dedique-se muito desde a graduação

Se você deseja ser um engenheiro civil de sucesso, já precisa se dedicar à isso desde o primeiro dia de aula na faculdade. Leve a sério a sua graduação! Este é o primeiro e o mais acertado passo em direção ao mercado de trabalho!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Assista o máximo de aulas que puder; leia o máximo de livros, polígrafos e outros periódicos indicados pelos professores; participe de grupos de alunos; aproveite saídas de estudo; e não esqueça de usufruir toda a estrutura oferecida pela instituição e o corpo discente. Foque seus esforços sobretudo em “disciplinas-base”, como as de cálculo. E vá, nesse meio tempo, realizando estágios nas áreas de interesse.

Aliás, precisamos ressaltar a importância do estágio. Se você for já “treinando” o seu exercício antes da diplomação, é muito mais fácil sair “embalado” para a vida profissional, com mais segurança, boas indicações e até um networking, vendo as portas abertas para candidaturas em outras empresas. Anota aí: se formar sem nenhuma experiência dificulta o ingresso ao mercado.

engenheiro civil de sucesso
Imagem de Pixabay

Monte um plano de carreira

Durante o Ensino Superior, você encontrará muitas oportunidades, sobretudo se você se dedicar à sua graduação. Mas não precisa definir de primeira o seu futuro como engenheiro civil, viu? Vá com calma! Estude bem as possibilidades! Planeje a sua carreira, meta por meta, considerando o que gosta, com o que se identifica, onde quer estar no auge profissional e o que precisará fazer para alcançar isso. Afinal, quais são os seus objetivos a curto, médio e longo prazo? Pense bem!

Você pode prever neste plano uma reserva de tempo para o estudo da trajetória de profissionais mais emblemáticos da história da profissão, e das empresas com atuação mais inspiradora do mercado e os salários que oferecem. Sem contar, já ir aprimorando habilidades (soft skills e hard skills), como boa comunicação, capacidade de gerenciar conflitos, ética, e mais. Aliás, não esqueça de avaliar suas fraquezas e seus limites também. E não tenha vergonha, nesse processo, de buscar por orientação especializada!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

engenheiro civil de sucesso
Imagem de Pixabay

Veja Também: 5 Habilidades que todo Engenheiro Civil precisa ter


Fontes: UNDB.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo