Engenharia 360

Chip cerebral: empresa de Elon Musk deve testar a tecnologia nos próximos meses

Engenharia 360
por Redação 360
| 06/12/2022 | Atualizado à 2 dias 2 min

Chip cerebral: empresa de Elon Musk deve testar a tecnologia nos próximos meses

por Redação 360 | 06/12/2022 | Atualizado à 2 dias
Engenharia 360

Responda esta: aceitaria ter um chip cerebral instalado em você? Olha… esta ideia parece muito assustadora, não? Mas pode ser que já tenham voluntários para tal experiência. Isso porque uma das empresas de Elon Musk – CEO da SpaceX -, a Neuralink, afirmou recentemente que está prestes a testar interfaces de chips em cérebros humanos, sendo o prazo estimado para os próximos seis meses. Bom, pelo menos os documentos necessários já foram encaminhados à Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA). Então, é só esperar a aprovação! Será que sai?

chip cerebral
Imagem reproduzida de Gearrice

Qual o objetivo da Neuralink?

Se desse, a Neuralink já até estaria testando o seu chip cerebral. Parece que os pesquisadores da empresa já estão bem seguros de suas pesquisas. Inclusive, eles vêm trabalhando para avançar cada vez mais na tecnologia do dispositivo. Dizem eles que, testes parciais já os ajudaram a responder algumas dúvidas sobre problemas de mobilidade que as pessoas podem sofrer no futuro. Mas qual o seu objetivo final?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Bem, o discurso é de que o objetivo da empresa é desenvolver um modelo de chip cerebral que possa ser controlado pelo usuário por computador via ondas cerebrais. Abra sua mente para as possibilidades! Com isso, seria possível fazer uma pessoa com dificuldade motora voltar a andar ou segurar objetos, por exemplo. É um futuro como nunca imaginamos! Recuperando a qualidade de vida de milhões!

E como funciona a tecnologia desse chip cerebral?

Os cientistas afirmam que os dispositivos Neuralink são pequenos. Esse modelo de chip cerebral a ser testado teria fios flexíveis, finos como fios de cabelo. Levaria apenas 15 minutos para implantar uma unidade – 64 fios no cérebro do usuário -, como “(…) substituir um pedaço do seu crânio por um smartwatch, por falta de uma analogia melhor”, disse Elon Musk em certa ocasião. E nem precisaria de um médico. Dizem especialistas que, para isso, seria possível utilizar cirurgiões robôs da empresa.

A saber, em 2021, a companhia já testou o seu chip cerebral em um macaco, que, na ocasião, jogou o clássico Pong com o cérebro. Posteriormente, macacos foram treinados a carregar o dispositivo, sentando-se em um local sob um carregador sem fio.

chip cerebral
Imagem reproduzida de ABC News
chip cerebral
Imagem reproduzida de The Sun

Fontes: TecMundo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo