Engenharia 360

Televisão holográfica poderá chegar ao mercado em alguns anos

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 15/07/2013 | Atualizado em 09/08/2022 2 min

Televisão holográfica poderá chegar ao mercado em alguns anos

por Larissa Fereguetti | 15/07/2013 | Atualizado em 09/08/2022
Engenharia 360
Você provavelmente já viu mensagens holográficas em muitos filmes. Mas já imaginou uma TV holográfica?

A aposta de alguns pesquisadores do MIT é de que essa tecnologia esteja disponível em aproximadamente 10 anos. Tudo isso devido a um chip desenvolvido por eles. E o preço? Ignorando os custos relacionados à construção, o chip fica em torno de US$ 10.

A invenção é do aluno do MIT Daniel Smalley, cujo projeto de doutorado na área de holografia foi base para a descoberta. O protótipo construído por ele gera projeções holográficas coloridas (o mais comum era imagem monocromática) em uma resolução de 30 quadros por segundo, semelhante ao das televisões comuns.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

tv holográfica
Imagem reproduzida de TecMundo

O chip é motivo de comemoração para o grupo de pesquisa. Embora a tecnologia capaz de realizar transmissões holográficas em tempo real já exista, a novidade seria melhorar a resolução e torná-la acessível aos consumidores.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A tecnologia 3D oferece imagens sobrepostas, enquanto um holograma ofereceria uma visão do próprio objeto e sem a necessidade do uso de óculos especiais. Como o custo das televisões holográficas é muito alto, o grupo busca reduzir esse custo para o patamar das TVs comuns.

A técnica é chamada “acústico-óptica” e já foi usada anteriormente por um professor do MIT, mas o seu custo era alto devido ao uso de dióxido de telúrio. Smalley substituiu esse material por niobato de lítio, um cristal menor e mais barato, e o inseriu em um sistema que direciona a luz gerada a partir de canais microscópicos encaixados lado a lado nas “guias de onda”. Dentro de cada uma há um eletrodo de metal que vibra, produzindo ondas acústicas que modulam a forma e as combinações que feixes de luz nas cores vermelha, azul e verde tomarão na projeção após passar pelo cristal.

É provável que as tecnologias para televisões sejam cada vez mais aprimoradas. O Japão, país que luta para conseguir sediar a Copa do Mundo de 2022 no lugar do Catar, já aposta nas transmissões dos jogos por TVs holográficas. Será?

Veja Também: Conheça a tela holográfica com a mais alta resolução do mundo que impressiona pelo realismo


Fonte: Revista Galileu.

Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Engenheira, com mestrado e doutorado. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo