Muitas pessoas são fascinadas por esse mundo da estética corporal e adoram visitar os salões de beleza para fazer o tratamento de suas unhas e cabelo. Inclusive, tem gente que afirma que ir na manicure, por exemplo, é como visitar um terapeuta, pois é um lugar onde pode-se relaxar e jogar conversa fora, sendo pura diversão. Só que esse foi o tipo de coisa que tivemos que abrir mão durante a pandemia. Mas e se tivéssemos robôs para nos ajudar?
É isso mesmo que você leu! Já foram desenvolvidos modelos de robôs que podem ajudar em tais tipos de tarefas voltadas ao embelezamento. Quer conhecer exemplos? Então, continue lendo este artigo!
O "robô manicure" na Target
Fazer as unhas dá um trabalho danado, não é mesmo? Mas vamos combinar que a sensação maravilhosa - quase de alívio - depois compensa muito. O problema é que nem sempre temos tempo suficiente para nos dedicarmos a essa tarefa. Por isso, buscamos profissionais que saibam cortar as unhas mais rápido e dar um acabamento melhor à essa parte do nosso corpo.
Pois bem, alguns lojistas dos Estados Unidos estão pensando em oferecer esse serviço com ajuda da tecnologia. A Target, por exemplo, está apostando no robô da empresa Clockwork, capaz de assumir a função de manicure e finalizar unhas em apenas 10 minutos - com a vantagem de não deixar linhas de pincel. Inclusive, essa máquina foi recentemente divulgada nas redes sociais e chegou a virar sensação no TikTok.
Tudo funciona por meio de um processo de automação, com base em duas câmeras 3D e uma GPU Nvidia CUDA. O usuário coloca a mão dentro do robô, sob a sua câmera, que faz uma leitura especial de mapeamento - por meio de dados e algoritmos -, diferenciando unhas de peles. Durante o processo, são tiradas centenas de fotos, criando uma nuvem de pontos 3D. Logo vem a etapa de esmaltação, por meio de uma pipeta descartável dispensadora de polímero.
O "robô cabeleireiro" testado por youtuber
Durante a quarentena de 2020, o youtuber e inventor Shane Wighton, do canal 'Stuff Made Here', resolveu construir um robô para lhe ajudar no trato visual. O mesmo funciona por meio de um programa de computador, que oferece informações para a criação de diferentes estilos de cortes de cabelo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
O robô leva uma tesoura presa a uma alavanca ajustável, que gira em torno da cabeça do usuário. A máquina aspira uma parte selecionada do cabelo, minimamente distante do couro cabeludo, e então faz o corte. Aliás, todo o processo de corte é realizado à certa distância, para segurança. E até que o resultado fica bem interessante, não acha? Claro que não se compara ao trabalho de um profissional, sendo apenas um "quebra-galho" mesmo.
A intenção não é acabar com os empregos de manicures e cabeleireiros. Esses robôs são apenas auxiliares para dar aquele "jeitinho rápido" quando não se tem tempo ou quando não se pode ir, por algum motivo, a um salão de beleza. Eles poderiam ser posicionados em lugares estratégicos, como shoppings, estações de metrô e outros locais públicos com bastante movimento. E quem sabe, no futuro, não possam desempenhar outras funções? Tudo é possível com o avanço da Inteligência Artificial (AI) e da Automação!
Fontes: Olhar Digital, CNN Brasil, TechTudo.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.