Engenharia 360

Conheça dois modelos de "Robô salão de beleza" já testados

Engenharia 360
por Redação 360
| 18/07/2022 | Atualizado em 21/07/2022 3 min

Conheça dois modelos de "Robô salão de beleza" já testados

por Redação 360 | 18/07/2022 | Atualizado em 21/07/2022
Engenharia 360

Muitas pessoas são fascinadas por esse mundo da estética corporal e adoram visitar os salões de beleza para fazer o tratamento de suas unhas e cabelo. Inclusive, tem gente que afirma que ir na manicure, por exemplo, é como visitar um terapeuta, pois é um lugar onde pode-se relaxar e jogar conversa fora, sendo pura diversão. Só que esse foi o tipo de coisa que tivemos que abrir mão durante a pandemia. Mas e se tivéssemos robôs para nos ajudar?

É isso mesmo que você leu! Já foram desenvolvidos modelos de robôs que podem ajudar em tais tipos de tarefas voltadas ao embelezamento. Quer conhecer exemplos? Então, continue lendo este artigo!

O “robô manicure” na Target

Fazer as unhas dá um trabalho danado, não é mesmo? Mas vamos combinar que a sensação maravilhosa – quase de alívio – depois compensa muito. O problema é que nem sempre temos tempo suficiente para nos dedicarmos a essa tarefa. Por isso, buscamos profissionais que saibam cortar as unhas mais rápido e dar um acabamento melhor à essa parte do nosso corpo.

Pois bem, alguns lojistas dos Estados Unidos estão pensando em oferecer esse serviço com ajuda da tecnologia. A Target, por exemplo, está apostando no robô da empresa Clockwork, capaz de assumir a função de manicure e finalizar unhas em apenas 10 minutos – com a vantagem de não deixar linhas de pincel. Inclusive, essa máquina foi recentemente divulgada nas redes sociais e chegou a virar sensação no TikTok.

robô salão de beleza
Imagem reproduzida de Futuro próximo – FuturoProssimo

Tudo funciona por meio de um processo de automação, com base em duas câmeras 3D e uma GPU Nvidia CUDA. O usuário coloca a mão dentro do robô, sob a sua câmera, que faz uma leitura especial de mapeamento – por meio de dados e algoritmos -, diferenciando unhas de peles. Durante o processo, são tiradas centenas de fotos, criando uma nuvem de pontos 3D. Logo vem a etapa de esmaltação, por meio de uma pipeta descartável dispensadora de polímero.

robô salão de beleza
Imagem reproduzida de Tecnoblog
robô salão de beleza
Imagem reproduzida de Mashable

O “robô cabeleireiro” testado por youtuber

Durante a quarentena de 2020, o youtuber e inventor Shane Wighton, do canal ‘Stuff Made Here’, resolveu construir um robô para lhe ajudar no trato visual. O mesmo funciona por meio de um programa de computador, que oferece informações para a criação de diferentes estilos de cortes de cabelo.

O robô leva uma tesoura presa a uma alavanca ajustável, que gira em torno da cabeça do usuário. A máquina aspira uma parte selecionada do cabelo, minimamente distante do couro cabeludo, e então faz o corte. Aliás, todo o processo de corte é realizado à certa distância, para segurança. E até que o resultado fica bem interessante, não acha? Claro que não se compara ao trabalho de um profissional, sendo apenas um “quebra-galho” mesmo.

robô salão de beleza
Imagem reproduzida de Olhar Digital

A intenção não é acabar com os empregos de manicures e cabeleireiros. Esses robôs são apenas auxiliares para dar aquele “jeitinho rápido” quando não se tem tempo ou quando não se pode ir, por algum motivo, a um salão de beleza. Eles poderiam ser posicionados em lugares estratégicos, como shoppings, estações de metrô e outros locais públicos com bastante movimento. E quem sabe, no futuro, não possam desempenhar outras funções? Tudo é possível com o avanço da Inteligência Artificial (AI) e da Automação!


Fontes: Olhar Digital, CNN Brasil, TechTudo.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo