Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Chapas metálicas: o salto tecnológico que permite projetos em sistema online e na nuvem

por Redação 360 | 02/02/2022

Quer ser engenheiro? Consideraria trabalhar com chapas metálicas? Então, as dicas que iremos apresentar neste texto são justamente para você! Logo mais, entre os dias 7 a 9 de fevereiro de 2022, o Engenharia 360 vai acompanhar o 3DEXPERIENCE World 2022. E sabe o que deve acontecer? Compartilharemos com todos os nossos leitores e seguidores as incríveis novidades no mundo da tecnologia e inovação!

Por hora, queremos lembrar quantas vezes comentamos aqui, em nosso site, sobre o software SolidWorks e sobre a plataforma 3DEXPERIENCE. E o que isso tem a ver com este momento do nosso mercado? TUDO! Pois utilizar estes sistemas seria uma boa ajuda num melhor desenvolvimento de produtos, desde o gerenciamento de dados do projeto à produção. E você poderia trabalhar mais rápido, melhor e de uma maneira mais divertida!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Criando projetos com chapas metálicas

3D-SheetMetal-Creator
Imagem reproduzida de SOLIDWORKS

Pode-se fazer tantas coisas com chapas metálicas; talvez nem mesmo seja possível enumerar o número de possibilidades. Por exemplo, para a área da construção civil, tem as calhas, telhas, estruturas para paredes de gesso, ferragens, perfis para conduítes, acessórios diversos, bancadas, revestimentos e mais. Também vemos chapas metálicas sendo usadas na construção de carros, trens, veículos agrícolas, aeronaves e navios; fabricação de móveis, incluindo mobiliário urbano; além de mais itens frutos de outras engenharias.

O interessante é que projetos de itens assim, tão complexos, eram antes feitos à mão, em papel manteiga, por exemplo. E não pense que isso acontecia há séculos atrás. Não! Esta é uma realidade que estudantes de Engenharia aqui do Brasil ainda encontravam nas universidades nos anos 2000. Pense, agora, no salto que demos nos últimos anos. Atualmente, já existem diversos softwares que facilitam a criação de desenhos, quantitativos, simulações – até mesmo em três dimensões -, e mais.

Soluções modernas

3D-SheetMetal-Creator
Imagem reproduzida de cadimensions.com

Quais as novidades mais recentes? Bem, primeiro, por certo, o surgimento do conceito de projetar em BIM, onde diversos profissionais podem compartilhar arquivos e contribuir com suas ideias e conhecimento, componentes, montagens e gabinetes simultaneamente e em tempo real. Você pode criar os seus projetos no escritório ou onde for com seu computador; basta estar conectado on-line. E, para finalizar, “jogar” uma cópia disso na nuvem, pensando em acessar mais tarde ou deixar disponível para clientes e parceiros. O que acha?

Uma solução que simplesmente não poderia ser esquecida neste texto é a função ‘3D Sheet Metal Creator‘, uma extensão super intuitiva e poderosa da SolidWorks, baseada em navegador e que pode ser usada dentro da plataforma 3DEXPERIENCE. Ela é bastante fácil de usar. Vem com uma série de recursos de design paramétrico. Mas o que realmente agrada os usuários é o fato de saber que, através do sistema, todos os dados do projeto podem ser “jogados” para a nuvem, sendo armazenados com segurança e, mais tarde, acessados, compartilhados, validados e gerenciados de qualquer dispositivo conectado no seu navegador da web – sem a necessidade de instalação.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Vantagens do 3D Sheet Metal Creator

  • Experiência adaptada aos usuários e focada nas novas necessidades do mercado.
  • Não necessidade de uso de ferramentas CAD.
  • Não necessidade de manutenção de software.
  • Aumento da produtividade usando recursos internos especializados.
  • Geometria de chapas metálicas precisa.
  • Conectividade total com a plataforma 3DEXPERIENCE.
  • Possibilidade de colaboração de dados integrados.
3D-SheetMetal-Creator
Imagem reproduzida de cadimensions.com

Funções dentro da função 3D Sheet Metal Creator

  • Tarefas repetidas podem ser facilmente automatizadas.
  • xSheetMetal, que fornece uma experiência de usuário focada para designers e engenheiros.
  • Biblioteca de Materiais e Aparências – para tentar visualizar o produto acabado.
  • Recursos de equação e funções matemáticas para direcionar dimensões, esboços, parâmetros de chapa metálica, informações de dobra e muito mais, que facilita criação de versões de modelos, limitando erros de reconstrução dispendiosos e eliminando alterações de projeto imprevistas.
  • Rapid 3D, para arrastar seu projeto de chapa metálica usando uma abordagem push-pull para formar o projeto em vez de usar métodos de modelagem tradicionais.
  • Por último, Design Assistant, que usa inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina para ajudar a orientar os usuários e fazer sugestões para concluir as etapas, com base em suas ações anteriores.

Com o 3D SheetMetal Creator, você pode ter seu fluxo de trabalho em Engenharia otimizado e sua carga horária diminuída em horas, logo conseguindo já colocar os produtos desenhados no mercado. A função vai te presentear com mais liberdade de design. É o tipo de recurso que, depois de você usar, sentirá como se não pudesse viver sem ele. Duvida? Então saiba mais no vídeo a seguir:

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.