Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Tecnologia permite recarregar bateria de celular uma vez por semana

por Lucie Ferreira | 29/02/2016
Copiado!

bateria-do-celular_blog-da-engenharia

Baterias de íon-lítio precisam ser recarregadas com frequência, conforme o uso do smartphone


 
Ter um smartphone constantemente conectado e com inúmeras funções que acabam se tornando imprescindíveis no dia a dia tem uma consequência desanimadora: a energia da bateria reduz rapidamente, exigindo que o aparelho seja conectado a uma fonte de energia com frequência maior.
A boa notícia é que a empresa britânica Intelligent Energy Holdings, especializada em células de combustível, afirmou estar trabalhando em um projeto no qual a bateria do telefone celular tenha a necessidade de ser recarregada somente uma vez por semana.
Com investimento de 5,25 milhões de libras (US$ 7,6 milhões), o fabricante original do equipamento (o nome da empresa não foi revelado) encomendou a criação de uma célula de combustível pequena o bastante para que possa ser embutida nos aparelhos. Por meio da tecnologia da Intelligent Energy, é possível transformar hidrogênio em eletricidade, no qual o único subproduto é o vapor d’água.
Amplamente usadas em aparelhos celulares, as baterias de íon-lítio são bastante limitadas e precisam ser recarregadas com frequência. Por isso, ao incorporar a tecnologia de célula de combustível, além de reduzir as restrições de uso dos dispositivos portáteis, trata-se de uma solução limpa.
 
bateria-de-celular1_blog-da-engenharia

A bateria de células de combustível visa evitar a dependência de redes elétricas


Para a companhia, o produto é ecológico e eficiente, permitindo que os consumidores vivenciem a mobilidade sem a dependência de redes elétricas. Assim, não importa o quão distante esteja de uma fonte de energia elétrica: a nova bateria necessitará ser recarregada somente uma vez a cada sete dias.
A característica acima é especialmente útil para habitantes de regiões nas quais redes de energia são escassas, como algumas localidades africanas e asiáticas. E, é claro, para pessoas que viajam constantemente e precisam estar sempre conectadas, sem se preocupar se o smartphone irá deixá-las na mão.
A tecnologia de célula de combustível não é exatamente uma novidade, já que é utilizado em geradores de energia comerciais de empresas como Ikea e Morgan Stanley, auxiliando na redução de emissões sem prejudicar o fornecimento de eletricidade.

Copiado!

Comentários