Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Tecnologia desenvolvida pela Qualcomm recarrega baterias de smartphones em 15 minutos

por Clara Ribeiro | 13/04/2021

Quer um celular 100% carregado rapidamente? Então veja essa novidade!

A empresa de tecnologia norte-americana Qualcomm promete recarregar baterias de smartphones em apenas 15 minutos com seu lançamento, o Quick Charge 5

Vale destacar que a nova tecnologia é compatível com o iPhone. Contudo, respeita tanto os limites dos carregadores da Apple, como de outros dispositivos acima de 45W. 

Atualmente, os iPhones contam com um bom ritmo de carregamento quando utiliza-se uma tomada de 18W. Ela vem originalmente no modelo 11 pro, mas é cobrada à parte nos novos modelos. 

Para se ter uma ideia, para carregar 50% são apenas 30 minutos. E pouco mais de 1h para chegar a 100% de bateria carregada nos moldes atuais de smartphones da Apple.

O “Quick Charge 5” possui tecnologia baseada nos futuros chips Snapdragon, os quais oferecem aos smartphones o potencial de ter suas baterias recarregadas 100% em apenas 15 minutos. 

A saber, o cálculo é realizado por meio de uma bateria de 4.500mAh, quando comparado com a bateria do iPhone 11 Pro Max que possui uma bateria de 3.969mAh. 

Em síntese, de acordo com a própria empresa, os aparelhos conseguem chegar a 50% de bateria recarregada em apenas 5 minutos de carga. Ademais, a nova tecnologia atinge 100W de potência, possuindo 70% mais de eficiência que o antigo Quick Charge 4. 

Quick Charge 5

Quick Charge 5 não afeta a durabilidade

Muitas questões foram levantadas por conta da carga extremamente rápida em relação à temperatura e durabilidade da bateria. 

Em relação à temperatura, as baterias carregadas com o Quick Charge 5 poderão ficar até 10°C mais frias quando comparadas à versão anterior. 

Já sobre a durabilidade dos componentes, segundo o diretor de produtos da Qualcomm, George Paparrizos, a nova tecnologia não oferece riscos. Ou seja, não é por que tem carregamento mais rápido, que fará a bateria “viciar”, como falamos popularmente.

Entretanto, isso só poderá ser checado na prática quando o Quick Charge 5 estiver equipando os novos smartphones do mercado. 

De acordo com a Qualcomm esse poderio conta com suporte a potências de 3A e 5A, no entanto, a nova tecnologia já está adaptada para carregadores acima de 5A. 

Além disso, o Quick Charge 5 chega ao mercado para concorrer com outros produtos da área como a “Flash Charge”, desenvolvida pela chinesa Oppo. 

E então, gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos que precisam de uma bateria superpotente e deixe seu comentário!

Comentários

Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.