Tatuagem não dever ser uma barreira para ser contratado como costumava ser, mas existem exceções.
A maioria dos gerentes de contratação diz que a maneira de se vestir importa muito mais do que uma tatuagem quando se trata de concorrer a uma oferta de emprego, a menos que você esteja aplicando para uma posição na linha de frente, onde estará lidando com os clientes. No entanto, algumas profissões e setores da indústria ainda são muito mais conservadores do que outros.
Um designer gráfico, por exemplo, provavelmente não irá encontrar muitos problemas em exibir um "pouco de tinta" nos braços. Já banqueiros, advogados e contadores podem ter obstáculos maiores a serem superados, por se tratar de áreas mais tradicionais
Algumas empresas são mais amistosas do que outras
Algumas empresas, inclusive multinacionais, possuem políticas mais amigáveis quanto ao uso de tatuagem; já outras, também de grande nome, parecem não se agradar com ninguém com a pele pintada. Vale lembrar que vivemos em um mercado global. Se você está direcionando empresas internacionais com escritórios em outros países, é melhor ser cauteloso. Tatuagens ainda carregam estigmas profundos em muitas nações estrangeiras. Um empregador internacional pode ser dolorosamente ciente deste fato. Você pode ser contratado, mas pode encontrar muitas das suas oportunidades restritas.
Cobrir uma tatuagem pode ser uma escolha inteligente
O que os olhos não veem o coração não sente, diz o ditado. Ou seja, tatuagens em seus ombros, peito, costas, parte superior do braço, pernas e tornozelos são seguros. Tatuagens em seus antebraços e pulsos são duvidosas, a menos que você não se importe de ir vestindo camisas de manga longa diariamente de trabalho. Tatuagens em seu rosto, mãos ou pescoço são um grande risco, já que eles são quase impossíveis de cobrir em um ambiente profissional.
O conteúdo de sua tatuagem pode fazer uma grande diferença
Imagens controversas são ainda mais polêmicas quando se trata de tatuagens. Em geral, você deve evitar exibir - pelo menos nesse contexto - aquelas religiosas, políticas, com alguma conotação vulgar ou até mesmo sexual.
LEIA MAIS
Não é surpreendente que 94% dos 45 milhões de pessoas com tatuagens dizem, claro, contratar alguém com uma tatuagem. Há uma boa chance da tatuagem de uma maneira geral muito em breve superar os seus "inimigos". Quando isso acontecer, a tendência é que torne muito raro que as tatuagens causem qualquer tipo de questão relacionada ao ambiente profissional.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
No entanto, a maioria de nós terá que esperar os próximos anos para ver essa realidade acontecer de fato. Então, faça aquela sua tatuagem dos seus sonhos, mas seja esperto sobre isso! Fique atento ao desenho que escolher e ao local do corpo onde irá se tatuar.
Veja Também: Me formei, e agora? | Será que tatuagem atrapalha na hora de conseguir o primeiro emprego?
Fontes: All Business.
Comentários
Bernardo Lopes Frizero
Redator de conteúdo voluntário do Engenharia 360. Contribuiu para o site com a elaboração de textos diversos com temas relacionados ao mundo das engenharias.