Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Me formei, e agora? | Será que tatuagem atrapalha na hora de conseguir o primeiro emprego?

por Redação 360 | 21/10/2021

Será que tatuagem pode ser um problema na hora de preencher uma vaga de emprego? Está mais que na hora de ultrapassar este tabu!

Você tem tatuagem no seu corpo? Por certo, em algum momento, já deve ter se preocupado se isso – além das suas roupas, corte de cabelo e desenho de corpo – iria atrapalhar seus planos de conseguir um emprego desejado. Bem, de fato, sejam grandes ou pequenas, espalhafatosas ou discretas, as tatuagens corporais ainda são um grande tabu no mundo do mercado de trabalho, dividindo opiniões. Porém, com a maior popularização desta arte, as empresas passaram a dar um novo olhar para isso. Saiba mais no texto a seguir!

vagas de trabalho
Imagem reproduzida de Blog Tattoo2me

Como as empresas reagem às tatuagens?

Antes de tudo, é preciso lembrar que a nossa Constituição Federal brasileira prevê, através da Lei 7.716/89, como crime ações de preconceito ou discriminação racial. Claro que nem isso impede que o meio corporativo possa, muitas vezes, ter reações exageradas sobre certos perfis de candidatos que tenham, por exemplo, tatuagens e piercing. Mas, de modo geral, parece que, nos últimos tempos, existe mais bom senso com relação a este assunto no que tange os processos seletivos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Os longos estigmas associados a ter tatuagens podem estar se desgastando, especialmente entre indivíduos mais jovens que veem a arte corporal como uma forma natural e comum de expressão pessoal.”

– economista Michael French, em reportagem de Dailymail.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagem reproduzida de Concursos no Brasil

É provável que, cada vez mais rápido, iremos avançar para uma realidade em que indivíduos tatuados são, em ambientes de emprego, indistinguíveis daqueles que não são. Por outro lado, ainda é notável o número de relato de pessoas que dizem que, mesmo bastante qualificadas, perderam a chance de serem contratadas por conta de suas tatuagens; ou que, após a contratação, passaram a sofrer discriminação e receber salários baixos. Só que, esta crescente prevalência de tatuagens na sociedade – sobretudo na faixa dos jovens adultos – colocaram a faixa da sociedade que ainda pensa deste jeito em desvantagem, forçando uma mudança de opinião. Afinal, as pessoas não precisam aceitar a tatuagem alheia, mas focar em valorizar as qualificações e habilidades dos candidatos em primeiro lugar!

Qual o impacto das tatuagens em uma entrevista de emprego?

Será que expor tatuagem e piercing em uma entrevista de emprego é ruim? Bem, o que se sabe é que isto depende muito do contexto da vaga. Interfere, por exemplo, o perfil da empresa contratante e também a área de atuação do profissional. Vagas para Engenharia, infelizmente, são raramente preenchidas por pessoas com muitas tatuagens – principalmente na mão, rosto e pescoço – ou com adereços chamativos. Sim, este tipo de opção estética deve impactar a sua carreira para sempre. Calma, pois isso não é necessariamente uma coisa ruim, como você verá mais ao final deste texto!

“Caso o profissional faça questão de usar o piercing ou aparentar uma tatuagem, é importante que seja enfático sobre isso na entrevista para não criar rusgas futuras, se contratado. A entrevista é isso, onde ambos se conhecem e sabem sobre suas prioridades e necessidades.”

– consultora de imagem e postura profissional Silvana Lages, em reportagem de Catho.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

vagas de trabalho
Imagem reproduzida de Blog Tattoo2me

Aceita fazer concessões?

Você pode pensar que as empresas precisam abrir mais exceções e contratar mais pessoas que exponham suas tatuagens. Bom, e você não está errado! Contudo, ambas as partes precisam considerar ser flexíveis! Sim, desrespeitos jamais devem ser tolerados! Mas também não é crime que se faça alguma orientação de padrão visual para a construção de uma reputação. Então, em um momento mais formal, seria adequado considerar ocultar a tatuagem. Contudo, se achar isso errado, não há necessidade disso! Sabe por quê? Confira a resposta no próximo tópico!

Como enxergar a situação de um modo diferente?

Até agora, você pode pensar que arte na pele só atrapalha a busca por emprego. Bem, na verdade, pode ser um problema apenas se você estiver buscando as vagas erradas! Digamos que você se candidate à oportunidade oferecida por uma empresa com um local de trabalho mais informal, que atende uma clientela jovem e ou de ideias mais liberais, de vanguarda. Então, as chances de você se dar bem num ambiente corporativo como esse podem ser grandes – a não ser que as suas tatuagens façam relação com imagens misóginas ou racistas, assim como sobre drogas, bebidas e satanismo. Pense nisso!

vagas de trabalho
Imagem reproduzida de My Perfect Resume

Veja Também: Pesquisadores criam tinta para tattoo que identifica níveis de sódio e glicose


Fontes: UOL, Catraca Livre, Revista Galileu, Catho.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.