Desenhar é uma verdadeira arte, seja feito à mão livre ou no computador - sim, pois não basta ter os softwares certos, tem que ser criatividade e dominar as ferramentas. Durante muito tempo, só pudemos fazer imagens em perspectiva única, ou seja, bidimensionais. Mas as tecnologias avançaram, nos dando a oportunidade de ver nossas criações em três dimensões. Hoje, por exemplo, a modelagem 3D é um caminho em grande expansão dentro do mundo das Engenharias, com muitas perspectivas de emprego. Por isso a necessidade de trazermos esse assunto aqui, para o Engenharia 360! Saiba mais no texto a seguir!
O que é modelagem 3D?
Vamos começar este texto pelo esclarecimento mais básico, porém necessário. A modelagem 3D nada mais é do que uma possibilidade de representação gráfica em três dimensões, que se aproxima muito mais da realidade - não, não se trata de um gêmeo da realidade. Ela pode oferecer uma pré-visualização das propostas, antes mesmo que elas sejam construídas. Para isso, são necessários softwares específicos que, inclusive, ajudam a criar efeitos de iluminação, texturas, céu, movimentos de pessoas, de ventos e mais.
Como são os profissionais que trabalham com 3D?
O profissional em 3D é um artista! Ele tem essa capacidade de criar modelos tridimensionais e até animação deles no computador, usando múltiplos softwares e ferramentas. Mas é claro que isso só é possível também porque ele apresenta um talento natural para o desenho, somando essas habilidades técnicas com habilidades artísticas - algo que é valorizado demais pela indústria. Os mais bem sucedidos no mercado conseguem, de forma simples, expressar as suas ideias. E eles conseguem, com isso, até ganhar certa independência de jornada, exercendo por conta própria no ramo, como pequenos empresários, escolhendo onde querem trabalhar.
São exemplos de programas técnicos que ajudam os desenhistas a realizar modelagem 3D de projetos:
- 3Ds Max, Sketchup, Blender, SolidWorks, AutoCad, Maya e TinkerCad.
Para que é utilizado o 3D atualmente na indústria?
O 3D é, hoje em dia, bastante utilizado para produção televisiva e cinematográfica. Também na indústria de videogames, sites e mercado publicitário. Os modelos 3D também expõem ideias de projetos nas áreas de ciências, arquitetura, engenharia, design, sistemas de computador e medicina. E há, ainda, uma infinidade de empregos no mercado. E quanto mais as tecnologias avançaram no campo da modelagem 3D, mais devem crescer estas perspectivas de carreira para os desenhistas.
Fontes: Microlins Guarulhos, Educa Mundo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.