Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Sua Smart TV está te espionando? O FBI afirma que é possível

por Larissa Fereguetti | 16/12/2019
Copiado!

Assim como um grande número de dispositivos inteligentes, as smart TVs são equipadas com câmeras e microfones que permitem controlar o dispositivo por meio de voz e usá-lo para conversas de vídeo. Isso é a combinação perfeita para que ela possa te espionar e o FBI afirma que isso é possível.

Na verdade, não é que a smart TV vai criar vida do nada e resolver espionar a casa. O problema é quando alguém resolve tirar proveito desses recursos de câmera e vídeo para fins maléficos. Esse alguém pode ser tanto o fabricante da TV e os desenvolvedores de aplicativo quanto algum hacker.

smart TV
Imagem: digitaltrends.com

A porta de entrada pode ser o seu roteador. Segundo o FBI, pode ser mais difícil acessar seu computador, mas a TV é muito mais fácil.

Ainda, essa não é uma novidade. Em 2018, uma investigação da Consumer Reports constatou que milhões de smart TVs possuem vulnerabilidades na segurança que são facilmente exploráveis, incluindo as da Samsung.

Mas pode ficar tranquilo, não precisa começar a olhar torto para a sua TV. Há formas de deixá-la segura. Primeiro, o FBI sugere que você pesquise antes de comprar para entender sobre as vulnerabilidades de segurança de cada smart TV. Ao comprar, altere as senhas e saiba como desligar suas câmeras ou microfones.

smart TV
Imagem: samsung.com

No caso da Samsung, por exemplo, que é uma das primeiras a ser citada quando o assunto é vulnerabilidade, é possível escanear a smart TV semanalmente em busca de vírus, prevenindo ataques maliciosos. Ainda, você pode reiniciar o roteador com frequência ou desligá-lo quando não estiver usando (o que é bem difícil, a gente sabe).

Se nada disso funcionar, como bom engenheiro(a) ou aspirante a engenheiro(a), você pode recorrer a uma fita isolante para tampar a câmera, fazendo aquela gambiarra básica. Vale ressaltar que quem recomenda isso é o próprio FBI, caso nenhuma das alternativas anteriores funcione ou caso você queira garantir que não tem ninguém espionando você. As recomendações completas você encontra no site do FBI.

Referências: Futurism; TechCrunch; FBI.

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários