Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Startup russa desenvolve a hoverbike, uma moto que voa [+VÍDEO]

por Lucie Ferreira | 14/03/2017
Copiado!

A hoverbike Scorpion 3 é um quadricóptero pilotado que funciona à base de propulsão elétrica (Foto: Hoversurf)


Máquinas voadoras parecem coisa de ficção-científica futurista, mas algumas empresas estão se esforçando ao máximo para desenvolver equipamentos desse tipo que sejam funcionais e seguros. Uma delas é a startup russa Hoversurf, que se inspirou na leveza do drone e na funcionalidade da motocicleta para desenvolver uma hoverbike.
Seguindo a modalidade de “transporte aéreo como serviço” (da sigla em inglês ATaaS – Air Transport as a Service), a Scorpion 3 é a primeira hoverbike comercial do mundo, um quadricóptero pilotado que pode tornar o voo acessível tanto para profissionais como amadores.
Funcionando a partir de propulsão elétrica, o Scorpion 3 combina assento de motocicleta com tecnologia de drone, proporcionando viagens com velocidade e estabilidade de voo. Seu design se assemelha a uma motocross compacta, sendo sua estrutura baseada no conceito da motocicleta.

A máquina pode suportar até 120 kg, alcancçando até 50 km/h a 10 metros de altura (Foto: DesignBoom)


Veja também: Nem helicóptero, nem avião: esse drone gigante promete ajudar a resgatar soldados e funcionar como ambulância voadora


Especificações e segurança

A hoverbike é uma máquina que parece surfar pelo ar, alterando altitude e direção e alcançando até dez metros de altura. Para isso, os desenvolvedores tiveram de considerar condições variadas ao projetá-lá, incluindo um software para controle completo manual e automatizado.
A segurança é providenciada por um sistema alimentado por controladores de voo de última geração, programação lógica especial e limitação de velocidade e altitude assistida por computador. Esses fatores ajudam a garantir que a Scorpion 3 tenha estabilidade para suportar até 120 kg e alcance até 50 km/h.
Por enquanto, a startup está buscando investidores para colocar a invenção no mercado. Enquanto isso, assista ao vídeo de um voo teste e tire suas conclusões deste que pode se tornar um meio de transporte em um futuro não muito distante – mas, antes que isso aconteça, eles terão que aprimorar a estabilidade da máquina para evitar acidentes mais graves, já que pretendem torná-la um equipamento para as massas.

Fonte: DesignBoom e Hoversurf.

Copiado!

Comentários