Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Conheça Stanford, uma das melhores universidades do mundo

por Júlia Sott | 02/01/2020
Copiado!

O Engenharia 360 visitou o famoso campus de Stanford na cidade de Palo Alto, no Vale do Silício na Califórnia. Confira a seguir alguns fatos, curiosidades e informações dessa instituição mundialmente renomada. 

História

A Universidade de Stanford foi fundada em 1885 pelo então magnata e senador da Califórnia Leland Stanford e sua esposa Jane. Eles decidiram construir uma universidade como um memorial para seu filho único, Leland Jr., que faleceu em 1884 para febre tifóide.  A instituição foi fundada, segundo eles, a fim de “promover o bem-estar público, exercendo uma influência em favor da humanidade e da civilização”.  

Stanford-hoover-tower
Hoover Tower, símbolo da universidade. É possível subir e observar o campus do topo da torre. (Imagem: @juliawsott)

Sobre a universidade

Atualmente, a Universidade de Stanford abrange 7 faculdades: 

  • Faculdade de Ciências da Terra 
  • Faculdade de Engenharia 
  • Faculdade de Humanidades 
  • Escola de Administração 
  • Faculdade de Educação 
  • Faculdade de Direito 
  • Faculdade de Medicina  

A universidade conta com mais de 16 mil estudantes, 2100 professores e 1800 bolsistas de pós-doutorado. Stanford é uma instituição internacional, matriculando estudantes de todos os 50 estados dos EUA e 91 outros países. É também uma potência do atletismo, com 900 estudantes-atletas atuais e uma história de 128 títulos nacionais.

Na Cúpula Global de Empreendedorismo de 2016 organizada por Stanford, o presidente Barack Obama elogiou a universidade como “um lugar que celebra nossa capacidade como seres humanos de descobrir e aprender e de construir, de questionar, de reimaginar, de criar novas maneiras de se conectar e trabalhar um com o outro.” 

stanford-vista-aérea
Vista aérea do campus (Imagem: Stanford)

Campus

O campus é um dos maiores e mais bonitos do país. Conta com mais de 33 km² de extensão, contendo lojas, restaurantes, cafeterias, biblioteca, uma igreja, centro de visitantes, estádio de futebol americano, quadras de tênis, vôlei, basquete, entre outros esportes. O campus também conta com vários edifícios residenciais, já que 97% dos estudantes de graduação residem no campus, o que resulta em 11 mil residentes.

stanford-loja
Lojinha com produtos da universidade (Imagem: @juliawsott)
stanford-pista-de-atletismo
Pista de atletismo (Imagem: @juliawsott)
stanford-igreja
Detalhe da linda arquitetura do campus com a igreja ao fundo (Imagem: @juliawsott)
stanford-estádio
Estádio de futebol americano em dia de jogo (Imagem: Go Stanford)

Empresas que nasceram em Stanford 

Stanford tornou-se uma espécie de incubadora para o Vale do Silício. Segura essa lista de fundadores que passaram por lá: 

  • Os cofundadores do Instagram Kevin Systrom e Mike Krieger (brasileiro!) se conheceram através da rede de ex-alunos de Stanford 
  • Os cofundadores do Snapchat, Evan Spiegel e Bobby Murphy, eram irmãos de fraternidade Kappa Sigma. 
  • Os fundadores da HP, Bill Hewlett e Dave Packard, se conheceram na universidade. 
  • Talvez os mais famosos fundadores vindos de Stanford, os estudantes Larry Page e Sergey Brin, começaram o Google enquanto cursavam seus PhDs em ciência da computação. 
  • Os fundadores do LinkedIn, Hoffman, Konstantin Guericke, Eric Lee e Alan Liu estudaram lá também. 
  • A CEO do Yahoo Marissa Mayer também foi estudante de Stanford, assim como os cofundadores da empresa Jerry Yang e David Filo, os quais desenvolveram o site no próprio campus enquanto cursavam mestrado em engenharia elétrica. 
  • O Cofundador da PayPal se formou em direito em 1992. 
  • Acton, o cofundador do WhatsApp e agora bilionário após vender a empresa para o Facebook por $19 bilhões, graduou-se em ciência da computação em 1994. 
  • O CEO da Netflix Reed Hastings fez mestrado em Stanford. 
  • A antiga CEO da HP Carly Fiorina era membro honorária de uma fraternidade. 
stanford-campus
(Imagem: @juliawsott)

Engenharia

Segundo o ranking da US NEWS, a escola de engenharia de Stanford está em 2º lugar nos EUA, atrás apenas da poderosa MIT.  Engenharia civil está em 2º no país, a química em 4º, elétrica em 2º, ambiental em 2º e a engenharia mecânica é a número 1 dos EUA.

Custo

E como não é novidade, as universidades nos Estados Unidos são extremamente caras. Os alunos desembolsam aproximadamente 50 mil dólares por ano. Todavia, a universidade oferece diversos tipos de bolsa de estudos, como a bolsa para atletas e para aqueles com necessidade financeira. Muitas dessas bolsas são fornecidas como presentes de pessoas físicas e jurídicas. Se você tem o sonho de estudar em uma universidade americana, vá a fundo em suas pesquisas pois geralmente são proporcionadas bolsas para alunos internacionais!  

Cursos

Stanford tem um programa chamado Stanford Continuing Studies, o qual proporciona dezenas de cursos nas mais variadas áreas, geralmente de 1 ou 2 créditos. Você não precisa estar matriculado na universidade ou fazer nenhuma prova, mas vai precisar desembolsar no mínimo uns $500 por crédito. Fiz um curso de 6 semanas lá e conheci algumas brasileiras na minha classe, algumas trabalhavam aqui nos Estados Unidos e outras vieram pra cá só para fazer alguns cursos e alavancar a carreira. Então é uma boa opção pra dar um up no currículo, na carreira, fazer um networking e sentir um gostinho de estudar nessa instituição de alto nível!      

Fontes: US News, Business Insider, Stanford

Copiado!
Engenharia 360

Júlia Sott

Engenheira Civil formada em 2019 pela UNIJUÍ e atualmente em busca de um trainee (até rimou). Após a formatura embarquei para os EUA para trabalhar, estudar e explorar o Vale do Silício por 1 ano. Também amo ler, viajar e sou cantora nas horas vagas. Sempre em busca de evolução, conhecimento, novas conexões e habilidades.

Comentários