Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Nova corrida espacial: missão da SpaceX traz materiais de pesquisa do espaço [Veja por que!]

por Simone Tagliani | 28/07/2021

Afinal, o que será que os astronautas fazem no espaço, em locais como a Estação Espacial Internacional. Você sabe? Descubra!

No início de julho de 2021, a cápsula Dragon C209 – uma versão para cargas da Crew Dragon – superou a tempestade tropical Elsa e aterrissou em área da Flórida trazendo consigo, do espaço, uma importante quantidade de material de pesquisa.  A viagem de retorno da Estação Espacial Internacional durou 37 horas e marcou o fim da 22ª missão de Serviços de Abastecimentos Comerciais da SpaceX – empresa contratada pela NASA.  Saiba mais no texto a seguir!

espaço
Imagem extraída de
Arena 4G
espaço
Imagem extraída de Wikipedia

A missão da Dragon C209

Quando a Dragon C209 voou em direção ao espaço, levou consigo dois novos painéis solares para serem instalados na ISS. Na volta, ela trouxe 3 toneladas de água, comida e experimentos – material de uma série de pesquisas conduzidas na estação, como investigações de ciências físicas, de melhoria do diagnóstico de doenças e o desenvolvimento de novos tratamentos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

espaço
Imagem extraída de SAPO Tek
espaço
Imagem extraída de Olhar Digital

Algumas pesquisas são o resultado de lançamento na CRS-22 e duraram cerca de um mês. Outras já estiveram a bordo da Estação Espacial por vários meses para avaliação em condições baseadas no espaço. Conheça algumas delas:

1.Crescimento de micróbios

Um experimento conduzido pela Colgate-Palmolive para investigação dos efeitos ambientais no desenvolvimento de placas dentais através de dispositivo que simula o crescimento de micróbios na superfície de esmalte com a saliva de pacientes.

2.Liofilização em microgravidade

Pesquisa voltada à tecnologia de secagem. Constitui a remoção de água através da sublimação, comum para formular produtos farmacêuticos com estabilidade física e química aprimorada. Também pode ajudar a analisar a influência da gravidade no estado físico e nas propriedades de materiais liofilizados.

3.Raízes do algodão

Um experimento procura compreender as características fisiológicas e as causas moleculares da resposta do algodão à falta de água. Irá ajudar a entender os elementos genéticos relacionados ao desenvolvimento das raízes da planta, o que pode levar à produção de algodoeiros que usam a água com mais eficiência.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O astronauta brasileiro

Perceba que esses experimentos que foram realizados lá fora, no espaço, podem gerar bons resultados para o aprimoramento de produtos e serviços em nosso planeta. Então, quando você ver novamente um lançamento de nave na TV, nunca mais duvidará da importância desse trabalho.

Por exemplo? Você sabe exatamente o que o Marcos Pontes, nosso astronauta brasileiro fez no espaço em 2005? Bem, ele pegou “carona” na Missão Centenário em direção à Estação Espacial Internacional, levando 15 quilos de carga da Agência Espacial Brasileira, incluindo oito experimentos científicos criados por universidades e centros de pesquisas brasileiros, dentre eles analisar efeitos de radiação em bactérias e plantar um pé de feijão.

espaço
Imagem extraída de Planalto

Veja Também: SpaceX e Space Adventures já vendem ingressos para uma viagem ao espaço


Fontes: Tecmundo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; especialista em Artes Visuais; estudante de Jornalismo Digital e proprietária da empresa Visual Ideias - Redação, Edição e Produção de Conteúdos.