Engenharia 360

Nova corrida espacial: missão da SpaceX traz materiais de pesquisa do espaço [Veja por que!]

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 28/07/2021 | Atualizado em 03/02/2023 3 min
Imagem extraída de Em Órbita

Nova corrida espacial: missão da SpaceX traz materiais de pesquisa do espaço [Veja por que!]

por Simone Tagliani | 28/07/2021 | Atualizado em 03/02/2023
Imagem extraída de Em Órbita

Afinal, o que será que os astronautas fazem no espaço, em locais como a Estação Espacial Internacional. Você sabe? Descubra!

Engenharia 360

Afinal, o que será que os astronautas fazem no espaço, em locais como a Estação Espacial Internacional. Você sabe? Descubra!

No início de julho de 2021, a cápsula Dragon C209 – uma versão para cargas da Crew Dragon – superou a tempestade tropical Elsa e aterrissou em área da Flórida trazendo consigo, do espaço, uma importante quantidade de material de pesquisa.  A viagem de retorno da Estação Espacial Internacional durou 37 horas e marcou o fim da 22ª missão de Serviços de Abastecimentos Comerciais da SpaceX – empresa contratada pela NASA.  Saiba mais no texto a seguir!

espaço
Imagem extraída de
Arena 4G
espaço
Imagem extraída de Wikipedia - https://images.nasa.gov/details-KSC-20201109-PH-SPX01_0002

A missão da Dragon C209

Quando a Dragon C209 voou em direção ao espaço, levou consigo dois novos painéis solares para serem instalados na ISS. Na volta, ela trouxe 3 toneladas de água, comida e experimentos - material de uma série de pesquisas conduzidas na estação, como investigações de ciências físicas, de melhoria do diagnóstico de doenças e o desenvolvimento de novos tratamentos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

espaço
Imagem extraída de SAPO Tek
espaço
Imagem extraída de Olhar Digital

Algumas pesquisas são o resultado de lançamento na CRS-22 e duraram cerca de um mês. Outras já estiveram a bordo da Estação Espacial por vários meses para avaliação em condições baseadas no espaço. Conheça algumas delas:

1.Crescimento de micróbios

Um experimento conduzido pela Colgate-Palmolive para investigação dos efeitos ambientais no desenvolvimento de placas dentais através de dispositivo que simula o crescimento de micróbios na superfície de esmalte com a saliva de pacientes.

2.Liofilização em microgravidade

Pesquisa voltada à tecnologia de secagem. Constitui a remoção de água através da sublimação, comum para formular produtos farmacêuticos com estabilidade física e química aprimorada. Também pode ajudar a analisar a influência da gravidade no estado físico e nas propriedades de materiais liofilizados.

3.Raízes do algodão

Um experimento procura compreender as características fisiológicas e as causas moleculares da resposta do algodão à falta de água. Irá ajudar a entender os elementos genéticos relacionados ao desenvolvimento das raízes da planta, o que pode levar à produção de algodoeiros que usam a água com mais eficiência.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O astronauta brasileiro

Perceba que esses experimentos que foram realizados lá fora, no espaço, podem gerar bons resultados para o aprimoramento de produtos e serviços em nosso planeta. Então, quando você ver novamente um lançamento de nave na TV, nunca mais duvidará da importância desse trabalho.

Por exemplo? Você sabe exatamente o que o Marcos Pontes, nosso astronauta brasileiro fez no espaço em 2005? Bem, ele pegou "carona" na Missão Centenário em direção à Estação Espacial Internacional, levando 15 quilos de carga da Agência Espacial Brasileira, incluindo oito experimentos científicos criados por universidades e centros de pesquisas brasileiros, dentre eles analisar efeitos de radiação em bactérias e plantar um pé de feijão.

espaço
Imagem extraída de Planalto

Veja Também: SpaceX e Space Adventures já vendem ingressos para uma viagem ao espaço


Fontes: Tecmundo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo