Engenharia 360

Softwares de Engenharia: qual a diferença entre TQS, Eberick e CypeCAD?

Engenharia 360
por Redação 360
| 24/06/2022 | Atualizado em 30/06/2022 2 min

Softwares de Engenharia: qual a diferença entre TQS, Eberick e CypeCAD?

por Redação 360 | 24/06/2022 | Atualizado em 30/06/2022
Engenharia 360

Vamos conversar aqui, rapidamente? Já ouviu falar em TQS, Eberick e CypeCAD? Antes de explicar isso, queremos lembrar quanto os estudantes e profissionais de Engenharia Civil precisam lidar com cálculos estruturais de concreto armado. Claro que, para essas atividades tão complexas e demoradas, é bom contar com o auxílio e a precisão dos softwares. E é aí que entram estes três nomes consagrados no mercado brasileiro!

Softwares para cálculos estruturais de concreto armado

TQS e Eberick

Imagina o impacto que esses softwares provocam no mercado da construção civil! Com eles, os projetistas podem modelar e calcular as estruturas mais rapidamente e com maior segurança. Agora pense na demanda de hoje. Como fazer isso de forma manual? Inviável, não é mesmo? Então, ainda bem que atualmente temos essa difusão de programas computacionais que simulam e elaboram esses projetos. Começamos pelo TQS e Eberick, desenvolvidos neste nosso brasilzão!

O TQS é utilizado pelos profissionais da engenharia para realização de cálculos, dimensionamento, detalhamento e desenho de estruturas de concreto armado, além de protendido e pré-moldado. Para usar o software é necessário ter um computador com sistema operacional Windows 10, 8.1 ou 8 e monitor com resolução maior do que 1280×1024.

TQS, Eberick e CypeCAD
Imagem reproduzida de TQS
TQS, Eberick e CypeCAD
Imagem reproduzida de TQS

Já o Eberick é ainda mais bem-conceituado – por isso até mais utilizado pelas empresas -, embora esteja mais ou menos no mesmo tempo no mercado. E a melhor parte é seu custo, bem acessível em comparação ao TQS.

TQS, Eberick e CypeCAD
Imagem reproduzida de AltoQi

CypeCAD

Para finalizar, precisamos citar o CypeCad, que é um software espanhol, mas que segue bem a Norma Brasileira para estruturas de concreto armado. O diferencial dele é o modo como faz as comparações de consumo de materiais, como para fundações.

TQS, Eberick e CypeCAD
Imagem reproduzida de BrasilSofts

O importante é dizer que não se pode afirmar que um desses softwares é melhor que outro. Pois o certo é avaliar suas características – que diferem – e o que pode atender melhor suas necessidades. Se possível, teste os três. Depois, quando descobrir qual deles é de sua preferência, invista numa licença mais duradoura!


Fontes: Linkedin.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo