Conte para o Engenharia 360: você já ouviu falar do software TQS? Não? Pois deveria, porque é um poderoso programa para projetos de Engenharia. Na verdade, ele é bem popular para quem trabalha no setor, sobretudo de cálculos e avaliações de estruturas de concreto armado. Veja a seguir!
Como utilizar o TQS em projetos de concreto armado?
Assim seu nome explica, o TQS foi desenvolvido por engenheiros da empresa brasileira TQS. Isso foi em 1986, e de lá para cá tem feito cada vez mais sucesso. Por quê? Porque trabalha com um sistema que, de forma integrada e automatizada, fornece todos os recursos básicos necessários para a realização de trabalhos como:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
- análises estruturais;
- verificação de paredes, vigas, lajes, blocos de fundações, sapatas, estacas e cargas;
- concepções estruturais;
- dimensionamentos de elementos;
- inserção das principais armaduras construtivas;
- detalhamento de armaduras;
- desenho de vergas e lintéis;
- desenho de paredes em elevação;
- produção de desenhos técnicos;
- emissão de plantas;
- entre outros.
Usar o TQS para projetos de estruturas de concreto armado – sobretudo de alvenarias – é algo bastante vantajoso. Isso pois o software se baseia em um modelo de processo bastante produtivo – algo que se reflete na qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelas empresas. Ele atende muito bem aos requisitos das Normas Técnicas ABNT e com compatibilização de modelos dentro do conceito BIM.

Aliás, precisamos ressaltar que, dependendo do modelo de projeto, os desenhos podem ser gerados de forma automática, após a inserção de dados do sistema TQS. Isso oferece mais agilidade e praticidade para os projetistas, evitando retrabalhos no futuro – e quem gosta disso, não é mesmo? O software deve contribuir para todas as etapas do serviço. Por exemplo, quando o técnico precisar estudar esforços e flechas. Realmente, essa tecnologia ‘Made in Brazil’ parece superar todas as expectativas!
Leia Mais
Onde é possível comprar a licença do programa?
O TQS é para uso apenas profissional. A empresa que desenvolve o software oferece um pacote de avaliação gratuita com duração de seis meses no site da TQS Informática Ltda, enviando junto um manual completo com exemplos de passo a passo. Só que esse pacote só deve ser utilizado exclusivamente para fins de aprendizado do programa. Contudo, nessa versão, o usuário conseguirá já acessar praticamente todos os principais recursos do software, como para a realização de cálculos para edificações simples de concreto armado e alvenaria estrutural.
Agora, se quiser utilizar o software TQS em um período maior, basta acessar a aba de sistemas TQS do site para conferir as ofertas!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários
