Engenharia 360

Smog Free Tower: a torre purificadora de ar que vem sendo instalada nos parques do mundo

Engenharia 360
por Kamila Jessie
| 26/04/2019 | Atualizado em 06/06/2022 2 min

Smog Free Tower: a torre purificadora de ar que vem sendo instalada nos parques do mundo

por Kamila Jessie | 26/04/2019 | Atualizado em 06/06/2022
Engenharia 360

A poluição atmosférica é um problema que assola os centros urbanos e, no sentido de solucioná-lo, muitas engenhosidades vêm sendo investigadas. Dentre elas, a gente cita o Smog Free Project, uma campanha inovadora de controle da poluição do ar desenvolvida por Daan Roosegaarde e seu time de designers e engenheiros. Basicamente, o projeto se concentra na Smog Free Tower, que é um purificador de ar na escala de um edifício. A gente mostra como essa belezura funciona.

smog free tower
Imagem: studioroosegaarde.net

Como funciona a Smog Free Tower?

A Smog Free Tower é uma torre de 7 metros de altura que usa
a tecnologia de ionização positiva para produzir ar livre de poluição. O
objetivo é que ela seja instalada em espaços públicos, tais como parques, onde
possa capturar grandes volumes de ar, permitindo que as pessoas respirem ar
limpo de graça. A torre é equipada com tecnologia favorável ao meio ambiente e
purifica 30.000 m³ de ar por hora, usando uma pequena quantidade de eletricidade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

smog free tower
Imagem: studioroosegaarde.net

Cientistas da Universidade de Tecnologia de Eindhoven estudaram a eficácia da Smog Free Tower e descobriram que ela pode capturar até 70% das partículas de PM10 (10 micrômetros ou menos de diâmetro) e até 50% de partículas de PM2,5 (2,5 micrômetros ou menos). Tudo isso seria inalado pelas pessoas, mas, em vez de se destinarem aos pulmões humanos, essas partículas, capturadas pela torre purificadora, são coletadas e comprimidas em cubos para joias, que o estúdio também disponibiliza para encomenda (o Smog Free Ring, que além de tudo, é uma gracinha).

smog free tower
Imagem: studioroosegaarde.net

No vídeo abaixo, o próprio Daan Roosegaarde explica para o World Economic Forum de onde surgiu a ideia da Smog Free Tower.

Onde essas torres purificadoras estão instaladas?

A Smog Free Tower foi inicialmente instalada em Roterdã e Amsterdã e, em seguida, migrou para a China. Depois de ser colocada em funcionamento em Pequim, a torre limpou 30 milhões de metros cúbicos de ar em 41 dias, o que, segundo o Studio Roosegarde, é 10 vezes o volume do Estádio Nacional (Ninho de Pássaro), com capacidade para 80 mil pessoas. Sua instalação mais recente foi na Polônia.

smog free tower
Imagem: studioroosegaarde.net

Será que chega uma dessas por aqui, no Brasil?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fonte: Studio Rosegaarde

Comentários

Engenharia 360

Kamila Jessie

Doutora em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (EESC/USP) e Mestre em Ciências pela mesma instituição; é formada em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) com período sanduíche na University of Ottawa, no Canadá; possui experiência em tratamentos físico-químicos de água e efluentes; atualmente, integra o Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CePOF) do Instituto de Física de São Carlos (USP), onde realiza estágio pós-doutoral no Biophotonics Lab.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo