A poluição atmosférica é um problema que assola os centros urbanos e, no sentido de solucioná-lo, muitas engenhosidades vêm sendo investigadas. Dentre elas, a gente cita o Smog Free Project, uma campanha inovadora de controle da poluição do ar desenvolvida por Daan Roosegaarde e seu time de designers e engenheiros. Basicamente, o projeto se concentra na Smog Free Tower, que é um purificador de ar na escala de um edifício. A gente mostra como essa belezura funciona.

Como funciona a Smog Free Tower?
A Smog Free Tower é uma torre de 7 metros de altura que usa
a tecnologia de ionização positiva para produzir ar livre de poluição. O
objetivo é que ela seja instalada em espaços públicos, tais como parques, onde
possa capturar grandes volumes de ar, permitindo que as pessoas respirem ar
limpo de graça. A torre é equipada com tecnologia favorável ao meio ambiente e
purifica 30.000 m³ de ar por hora, usando uma pequena quantidade de eletricidade.

Cientistas da Universidade de Tecnologia de Eindhoven estudaram a eficácia da Smog Free Tower e descobriram que ela pode capturar até 70% das partículas de PM10 (10 micrômetros ou menos de diâmetro) e até 50% de partículas de PM2,5 (2,5 micrômetros ou menos). Tudo isso seria inalado pelas pessoas, mas, em vez de se destinarem aos pulmões humanos, essas partículas, capturadas pela torre purificadora, são coletadas e comprimidas em cubos para joias, que o estúdio também disponibiliza para encomenda (o Smog Free Ring, que além de tudo, é uma gracinha).

No vídeo abaixo, o próprio Daan Roosegaarde explica para o World Economic Forum de onde surgiu a ideia da Smog Free Tower.
Onde essas torres purificadoras estão instaladas?
A Smog Free Tower foi inicialmente instalada em Roterdã e Amsterdã e, em seguida, migrou para a China. Depois de ser colocada em funcionamento em Pequim, a torre limpou 30 milhões de metros cúbicos de ar em 41 dias, o que, segundo o Studio Roosegarde, é 10 vezes o volume do Estádio Nacional (Ninho de Pássaro), com capacidade para 80 mil pessoas. Sua instalação mais recente foi na Polônia.

Será que chega uma dessas por aqui, no Brasil?
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Fonte: Studio Rosegaarde
Comentários

Kamila Jessie
Doutoranda e mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo, é formada em Engenharia Ambiental e Sanitária.