Já pensou ter acesso a centenas de livros sem ter que pagar nada por isso? No site Brasiliana da USP (Universidade de São Paulo) você consegue. A plataforma oferece nada menos que 3 mil livros, que têm entre eles muitas edições raras, documentos históricos, manuscritos e imagens que são parte do acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, doada à universidade.
Entrando no site, qualquer pessoa pode pesquisar, visualizar e fazer o download do exemplar que desejar em um dispositivo móvel, seja tablet ou smartphone.
A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin foi criada em 2005 para abrigar o material reunido ao longo de mais de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita. A coleção foi doada pela família para a USP.
Ao todo, são 17.000 títulos, ou 40.000 volumes. Entretanto, nem todos estão digitalizados - este é um processo em andamento e pode ser que o número de 3 mil obras aumente.
+Saiba mais
Os itens da Brasiliana Digital - livros, imagens, mapas, periódicos, obras de referências e manuscritos - vêm acompanhados de uma notificação sobre os direitos de uso das obras. Mesmo sendo de acesso livre, há algumas restrições para os usuários. Por exemplo, não é permitido o uso de documentos e livros para fins comerciais. E é necessário fazer a citação da fonte sempre que utilizar o conteúdo em trabalhos acadêmicos ou em demais divulgações.
A biblioteca online está organizada por título, autor, assunto e pela data de publicação. Se você ficou interessado, saiba que irá encontrar por lá desde livros de áreas específicas, com conteúdos técnicos, até obras clássicas da literatura de autores célebres como Machado de Assis, Euclides da Cunha, entre outros. Além disso, é possível consultar edições de jornais antigos e manuscritos centenários.
Conheça os 3 mil livros para download clicando aqui.
Fonte: Canal do Ensino | Foto: Reprodução
LEIA MAIS
Comentários
Clara Ribeiro
Jornalista especializada em Arquitetura e Engenharia, especialista em redação SEO, edição e revisão de textos, Marketing de Conteúdo e Ghost Writer, além de Redação Publicitária e Institucional; ávida consumidora de informação, amante das letras, das artes e da ciência.